Você já pensou em fazer um tratamento com o aparelho ortodôntico?

Além da questão estética, muitas pessoas se queixam de dores na mastigação e esse é um dos efeitos causados pelo desalinhamento dos dentes. Por isso, há uma procura a cada dia maior por tratamentos que possam proporcionar um sorriso mais alinhado e saudável.

Hoje a nós conversamos com o Dr. Claudinei, nosso especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial. Ele vai respondeu as 11 perguntas que ele mais escuta no consultório, quando os pacientes fazem uma avaliação inicial antes do tratamento.

Aproveite para tirar as suas dúvidas sobre Ortodontia!

 

⁠⁠⁠1. Qual a função da ortodontia?

Hoje, a grande maioria dos clientes me procuram devido aos dentes serem mal alinhados, com muito comprometimento do sorriso e da estética do rosto. Mesmo com tanta informação disponível na internet, ouço muitas desculpas na intenção de evitar ou adiar o tratamento.

Esses clientes não sabem que a função da Ortodontia é muito mais abrangente do que se imagina: ela proporciona, a partir dos aparelhos ortodônticos, um equilíbrio da face, envolvendo os dentes, lábios e arcadas. Assim, há também um maior conforto na mordida, maximização da beleza ao sorriso e um grande aumento na autoestima.

 

2. Eu não entendo o que é ortopedia facial. Tem como me explicar de um jeito simples, Doutor?

Claro que sim. Muitos são os casos que me procuram com problemas de estética do face, causados pelo crescimento irregular dos ossos maxilares (da face). Esses casos são tratados pela ortopedia facial: a partir de aparelhos ortopédicos, o crescimento do rosto será restabelecido, de forma harmônica e ideal para a idade. Esse tratamento é indicado na infância e adolescência pois, nessa fase, ainda consigo remodelar ossos, músculos, articulação Temporo-Mandibular (ATM), trazendo o equilíbrio entre essas estruturas.

 

Conheça a história da Consuelo, cliente da Odontoquality há + de 20 anos:

 

3. Meus dentes estão tortos. Devo usar aparelho?

Com os dentes posicionados incorretamente, além dos problemas estéticos, os movimentos da mastigação ficam desequilibrados e isso pode ocasionar dores frequentes de cabeça, na nuca, pescoço e até nas costas, além de afetar a aparência e autoestima. Por isso, a colocação do aparelho ortodôntico é indicada, buscando correção do posicionamento dentário e melhoria na harmonia do sorriso e face.

 

4. Quais são as vantagens do tratamento?

São inúmeras as vantagens, tais como:

  • Funcionais: auxiliar na correção de problemas respiratórios, estabelecer uma mastigação adequada, melhorias na fala e auxiliar nos problemas da ATM ( estalos, dores de cabeça e dores faciais).
  • Estéticas: alinhamento dental correto e harmonia na estética da face, alinhamento dental e obtendo um sorriso invejável, mais harmônico e saudável.

 

5. Os adultos podem usar aparelho?

Não existe idade para usar o aparelho. O que existe são problemas que quando detectados, deveriam ser tratados o mais precoce possível, gerando resultados mais rápidos. Os pacientes adultos têm um tratamento mais lento do que as crianças devido ao seu metabolismo celular, mas é possível alcançar excelentes resultados, tais como mais conforto na mastigação, com a melhor estética possível, eliminação de dores e também retardamento do envelhecimento facial.

 

 

Clique aqui para agendar a sua avaliação inicial com o Dr. Claudinei

 

6. Porque existem tantos tipos de aparelhos ortodônticos e como saber qual é o que eu devo usar?

A Ortodontia é uma das especialidades da Odontologia que mais obteve avanços tecnológicos nos últimos anos. A necessidade por tratamentos mais rápidos, menos indolores e mais discretos tem cada vez mais tem se tornado uma exigência, principalmente para os pacientes adultos. Por isso, existem vários tipos de aparelhos, entretanto, nem todos os aparelhos existentes podem ser empregados para todos os casos.

Cada aparelho tem a sua função e sua indicação, mas alguns apresentam limitações para casos mais complexos. Então, após eu realizar um minucioso exame clínico no cliente e avaliação da documentação ortodôntica, indico o aparelho de forma personalizada, para obter os melhores resultados possíveis.

 

 

7. Por quanto tempo eu preciso usar o aparelho ortodôntico?

Para determinar o tempo de tratamento, avaliamos o grau de severidade do problema e idade do paciente. Sabemos também que cada indivíduo apresenta uma resposta ao tratamento, de acordo com seu metabolismo individual. Mas como parâmetro, posso dizer que os tratamentos em adultos ficam numa escala de 18 a 36 meses. Já nos adolescentes, a maioria poderia chegar até aos 24 meses. Nessa faixa etária, dependemos muito do grau de colaboração e do cuidado com o aparelho, nem sempre presentes nessa idade.

 

8. Eu vou sentir dor?

O que é comum é sentir os dentes sensíveis ao toque e à mastigação durante os três dias após o atendimento, ou seja, após a manutenção ortodôntica. Nesse período, deve-se evitar alimentos duros ou crocantes, gerando menos desconforto na mastigação. Após esses dias, a sensibilidade tende a cessar, voltando a normalidade.

 

9. Qual é a importância da avaliação inicial?

Eu digo que o primeiro passo para ter sucesso num tratamento, é fazer um excelente planejamento ortodôntico, a partir de uma avaliação inicial. Nessa etapa determino todas as estratégias para se chegar no objetivo final, que é atender as necessidades estéticas e funcionais do paciente. Sem um planejamento adequado, é como navegar no mar sem uma bússola, fica difícil saber para qual direção ir. Isso trará problemas futuros, muitas vezes de extrema dificuldade de resolução. Por isso, oriento que procure saber sobre o profissional escolhido, o que se fala sobre ele, pois profissionais atenciosos e detalhistas, normalmente são comprometidos com o resultado de excelência final do tratamento.

 

 

Clique aqui para agendar a sua avaliação inicial com o Dr. Claudinei

 

10. Porque meus dentes ficaram tortos?

Os dentes tortos podem ter origem genética, ou seja, transmitida dos pais para filhos. O tamanho dos ossos maxilares e o tamanho dos dentes são influências familiares herdadas, resultando na falta de espaço e, consequentemente, no desalinhamento. Além disso, pode ser causado devido a presença de hábitos como ao uso de chupeta, dedos, mamadeira, problemas respiratórios ou até mesmo por perda de dentes de leite de forma precoce.

 

11. É necessário realizar a extração de dentes?

A primeira escolha do profissional nunca é a extração de dentes, quando é necessário obter espaço para o correto alinhamento dos dentes. Entretanto, em alguns casos, isso é necessário por não existir outra solução que possa ser usada naquela situação específica. Assim, eu realizo a avaliação clínica do paciente e da documentação ortodôntica para propor ao mesmo qual decisão tomar, levando em consideração os benefícios e resultados, tanto estéticos (um belo sorriso) como funcionais (a correta posição e estabilidade dos dentes no arco dentário).

 

Faça uma avaliação inicial na Odontoquality

 

 

A Odontoquality tem uma equipe especializada em Ortodontia e Ortopedia Facial preparada para receber tanto adultos quanto crianças no consultório!

Ao realizar uma avaliação inicial, você poderá conversar com os nossos profissionais e tirar todas as suas dúvidas sobre a saúde bucal. Além disso, você receberá uma avaliação personalizada e será orientado com as melhores práticas para cuidar do seu sorriso.

 

 

Agende a sua avaliação inicial em menos de 2 minutos


 

 

Conheça o Dr. Claudinei

Com mais de 25 anos de experiência, Dr. Claudinei dos Santos (CRO 3384) é especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é coordenador das áreas de Ortodontia e Clínica Geral da Odontoquality. O principal foco do seu trabalho é buscar o equilíbrio entre um sorriso saudável e uma face harmônica, tanto para pacientes adultos quanto infantis.

Conheça a Odontoquality

A Odontoquality tem como missão transformar sorrisos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a Odontologia. Em 16 anos de atuação, nos transformamos em uma das mais reconhecidas clínicas odontológicas do Estado de Santa Catarina. Nesse período, foram mais de 20 mil sorrisos atendidos por nossos profissionais.