Você já se sentiu desconfortável ao sorrir?

A perda de dentes é uma das situações mais desconfortáveis pelas quais podemos passar em relação a nossa saúde bucal. O sorriso é uma parte importante da nossa autoestima e, por isso, a falta de um dente pode afetar seriamente a nossa alegria e autoconfiança.

Além disso, o problema pode acelerar o envelhecimento da face devido à perda óssea e também causar sérios desconfortos ao falar e mastigar alimentos.

Aqui na Odontoquality, nós ouvimos muitos relatos de pacientes que sofrem com a falta de dentes e buscam soluções para recuperar a sua saúde bucal.

Além dos implantes dentários, as coroas de porcelana são uma alternativa importante para quem precisa recuperar os dentes perdidos. Por isso, vamos explicar neste post como elas funcionam e tirar as suas dúvidas sobre o assunto!

 

1) O que são as coroas de porcelana?

coroa de porcelanaAs coroas de porcelana são uma solução da Odontologia Moderna criada para restaurar e recuperar completamente um dente que foi perdido pelo paciente. Elas podem ser usadas parcialmente, quando a coroa original do dente não foi danificada completamente ou como um dente novo quando há a perda total, colocando-a, neste caso, sob um implante (raiz artificial)

As coroas são fixas.  elas permitem um maior conforto ao sorrir, falar e mastigar, já que não se movem na boca. Isso proporciona também uma sensação de segurança maior ao paciente, impactando diretamente no seu bem-estar.

A porcelana é o material utilizado porque é resistente e tem um bom aspecto estético, aproximando-se da cor de um dente natural.

 

2) Em quais casos as coroas de porcelana são usados?

A principal função das coroas de porcelana é restaurar a coroa original do dente que foi danificado. Assim, elas podem ser utilizadas com os seguintes objetivos:

  • Recuperar parcial ou totalmente a coroa original do dente;
  • Reforçar a resistência de um dente que já sofreu grandes desgastes;
  • São usadas sobre os implantes dentários (raízes artificiais) para repor os dentes que foram perdidos;
  • Dar mais conforto ao paciente ao falar, sorrir e mastigar.

 

3) Como funciona o tratamento com a coroa de porcelana?

 

AVALIAÇÃO INICIAL

O primeiro passo de um tratamento para quem precisa de uma coroa de porcelana é realizar uma avaliação inicial com um dentista que seja especializado em próteses dentárias. A avaliação é o momento certo para tirar dúvidas sobre o assunto e permite que o dentista indique exatamente o que deverá ser feito naquele caso específico.

⚠️ É importante ressaltar que o tratamento com as coroas de porcelana não pode ser feito por qualquer profissional da Odontologia. É importante  que o dentista seja especializado na técnica e tenha feito cursos relevantes para aperfeiçoamento, além de possuir uma experiência prévia. Por isso, certificar-se a respeito da qualificação do profissional é fundamental para que o tratamento seja feito com biossegurança e conforto para o paciente, evitando assim riscos futuros.

EXAMES

O segundo passo de um tratamento com as coroas é realizar os exames solicitados pelo dentista, tais como radiografias e tomografias. Assim, o profissional poderá avaliar a situação óssea da sua arcada dentária com mais precisão e poderá entender exatamente como a coroa deverá ser fixada.

Além disso, podem ser indicados outros cuidados prévios – tais como a remoção de tártaro, tratamento de cáries e prevenção contra inflamações na gengiva.

 

FIXAÇÃO DA PRÓTESE

Após os exames e procedimentos iniciais, o dentista enviará o pedido da prótese ao laboratório especializado, que produzirá a coroa de porcelana. Depois de realizar as provas na boca, quando ela estiver pronta, poderá ser fixada conforme o planejamento realizado no início do tratamento.

 

CONSULTAS DE ACOMPANHAMENTO

As consultas de acompanhamento deverão ser realizadas de acordo com a frequência que o dentista estipular, já que ela pode variar de acordo com a complexidade do caso do paciente. Os retornos ao consultório são essenciais para garantir a maior durabilidade possível da prótese, além de permitir a limpeza e a manutenção adequadas dela.

 

Marque uma consulta para uma avaliação inicial em Tijucas ou em Florianópolis

 

Conheça o Dr. Emerson Olsson

 

O Dr. Emerson Olsson (CRO 5162) é o especialista em Próteses Dentárias da Odontoquality pela ABENO-SP (Associação Brasileira de Ensino Odontológico). Ele tem mais de 20 anos de experiência com a recuperação dos sorrisos e do bem estar dos seus pacientes!

 

dentista tijucas florianópolisConheça a Odontoquality em Tijucas e em Florianópolis

A Odontoquality tem como missão transformar sorrisos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a Odontologia. Em 18 anos de atuação, nos transformamos em uma das mais reconhecidas clínicas odontológicas do Estado de Santa Catarina. Nesse período, foram mais de 30 mil sorrisos atendidos por nossos profissionais nas nossas unidades em Tijucas e em Florianópolis.