Ter uma vida plena é uma questão de escolha. Afinal, atingir uma idade avançada faz parte de um processo natural do ser humano, mas chegar à terceira idade com saúde, disposição e um sorriso saudável depende de bons hábitos e cuidados ao longo de toda a vida.

Prevenção sempre foi o nosso lema, um estilo de vida que buscamos passar para todos os nossos pacientes. Aqui na Clínica, em Florianópolis e Tijucas, por exemplo, conseguimos inserir na rotina da nossa equipe, aos poucos, a cultura da alimentação saudável com lanchinhos mais naturais. Que tal se espelhar em exemplos como esse e se desafiar a mudar seus hábitos também?

Veja 10 dicas super práticas para tornar seu dia a dia mais gostoso e saudável, prevenindo seu corpo de doenças que podem lhe pegar de surpresa na maturidade:

 

1 – Vá a pé

Envelhecer com Saúde

Com as facilidades do mundo atual, como pagar contas e fazer compras no computador, a vida no escritório, sem falar do uso constante do automóvel para realizar as outras tarefas, esquecemos de uma coisa básica: andar!

O exercício físico é fundamental e está diretamente ligado à saúde do idoso. A chance de chegar à melhor idade com saúde é muito maior quando se pratica hábitos saudáveis.

Desafie-se a andar cada dia uma distância maior e com mais , em especial adultos e idosos. Deixe o carro de lado para ir à padaria a pé em um dia, por exemplo. Ou busque ruas mais íngremes para passear com o seu cachorro.

Uma boa dica é transformar um afazer a pé em uma oportunidade de desfrutar de um passeio agradável e observar coisas novas ao seu entorno.

 

2 – Muita água!

Equipe Clínica Odontoquality pratica hábitos saudáveis

Tem gente que não é lá muito fã de água mas saiba que ela, quando não ingerida em quantidade suficiente, é uma das principais causas do envelhecimento precoce. Todas as funções do corpo humano dependem de água para acontecer: da digestão à multiplicação dos neurônios. Não é a toa que o organismo é formado por 65% dela.

A baixa ingestão de água traz à tona precocemente as manchas e marcas no rosto, as irritações nas mucosas,  além de maiores chancer de desenvolver cancro na bexiga e no cólon, pois fomenta a concentração de substâncias tóxicas nestes órgãos. Na boca, a situação não é diferente: quanto menos água tomamos, menos saliva fabricamos, em especial na terceira idade – a famosa boca seca.

Uma boa meta é tentar aumentar as doses de água por dia até atingir a quantidade ideal para o seu peso (peso x 35 = quantidade em ml)

 

3 – Faça cruzadinhas

 

O adulto e idoso que exercita o cérebro tem muito menos chances de perder a memória e desenvolver doenças relacionadas a esse fator, como enfermidades cardíacas, diabetes e má nutrição.

Além das palavras cruzadas, a leitura é muito indicada para estimular os neurônios do cérebro. Que tal estipular uma meta de um livro ou uma cruzadinha por mês?

 

4 – Prefira os alimentos não embalados

Equipe de Dentistas da Odontoquality mudança de hábito alimentação saudável empresa

Os alimentos industrializados representam uma grande ameaça à saúde humana, como já falamos diversas vezes por aqui. Isso porque a maioria dos processados contém uma grande quantidade de sódio, açúcar e gordura trans que causam colesterol alto, obesidade, diabetes, além de uma série de inflamações e infecções que nem se imaginava. E isso tudo, consequentemente, provoca um envelhecimento precoce nas células, na pele, cabelos e unhas – além de causarem cáries e gengivites.

Em contrapartida, quem consome alimentos naturais, de preferência os orgânicos, está ingerindo vitaminas e minerais da melhor forma possível. Experimente trocar o supermercado pela feira e aprender novas receitas, muito mais saborosas e nutritivas!

 

5 – Conte histórias

As relações humanas é um dos fatores para o envelhecimento saudável

Relembrar é reviver! Tire momentos da sua rotina para trazer à tona as experiências felizes em que passou durante a vida e compartilhe com amigos e netos.

Emoções positivas também previnem o envelhecimento precoce, além de darem um sentido mais bonito à vida.

 

6 – Aproveite o tempo em família e amigos

as relações com amigos e família na terceira idade previnem doenças

As relações familiares e de amizades são extremamente benéficas em qualquer idade da vida. Mas, em especial, ter laços estreitos na terceira idade reduz as chances de desenvolver depressão e outras doenças. Valorize e mantenha seus amigos próximos a cada encontro que tiver com eles!

 

7 – Desapegue de pequenos detalhes e sorria mais

o estresse atinge 90% das pessoas e pode levar ao câncer

A vida se torna muito mais bela e leve quando os pequenos problemas são deixados de lado. O estresse é um mal que atinge cerca de 90% da população mundial (sim, é muito!), e pode levar a doenças graves, como transtornos, depressões e câncer – difíceis de lidar em qualquer fase da vida, em especial na terceira idade.

A vida é muito mais do que o trânsito que você pega ou algo que estragou. Tente lembrar disso sempre que puder e tente sorrir mais 🙂

 

8 – Uma ida ao dentista a cada 6 meses

Dr Ilton José Mafra implantodontista adultos idosos

Desgastes, manchas, sensibilidade nos dentes ou inflamações na gengiva costumam se tornar mais rotineiros a partir dos 40 anos de idade. Aos 50, a boca passa por um processo de perda de tônus muscular e baixa produção de saliva que pode acarretar na perda de dentes e no envelhecimento da face.

Dores, desconforto, inflamações e transformações robustas na gengiva não devem tomar uma grande proporção na sua saúde.

O adulto que busca soluções funcionais e estéticas para os problemas bucais (aqui no blog falamos de diversos tratamentos!) tem uma melhor qualidade de vida, previne o envelhecimento precoce e pode sorrir e comer tranquilamente!

Uma ida ao dentista a cada 6 meses é uma boa medida para a prevenção e diagnóstico precoce de algumas doenças e complicações bucais!
 

Guia

Até quando você vai sofrer com a falta de dentes?
Tire as suas dúvidas sobre os implantes dentários!

Baixar agora