Decidir pelo uso de aparelhos ortodônticos não é uma tarefa fácil. A vontade de deixar a arcada dentária alinhada pode ser tão grande, quanto a dúvida sobre por qual tratamento optar. Há aparelhos fixos e móveis, e antes de iniciar o processo, é importante saber os prós e contras de cada um para não se arrepender da decisão.

 

Aparelhos removíveis

Os aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou ortodontista, e exigem atenção e compromisso de quem usa. Eles podem ser ortodônticos – que realizam pequenas movimentações dentárias -, ou ortopédicos, utilizados na correção de alterações ósseas.

 

Utilizados com maior frequência em crianças e adolescentes, durante a fase de crescimento, inibem ou estimulam o desenvolvimento dos ossos, ou ainda redirecionam uma tendência de crescimento desfavorável. Para maior eficácia, é preciso ser usado pelo maior número de horas por dia possível.

 

18

Será que o aparelho ortodôntico traz resultados para adultos?
Descubra os mitos e verdades sobre o assunto aqui!

Baixar agora
 

Aparelhos fixos

 

Por outro lado, os aparelhos fixos são usados para a correção de vários problemas relacionados à posição dos dentes e também da estrutura da face. São compostos por bráquetes que podem ser metálicos, plásticos ou de porcelana. Com o uso do aparelho fixo, o alinhamento entre dentes superiores e inferiores se faz presente, restabelecendo o equilíbrio do sorriso.

 

Independente da opção de tratamento, quem vai determinar qual o melhor tipo e o tempo de duração do tratamento é o ortodontista, já que cada caso é um caso e cada aparelho é projetado especificamente para cada paciente.

 

Aparelho invisível

 

Considerado o top de linha dos aparelhos ortodônticos, o Invisalign funciona como um aparelho fixo, indicado tanto para correções sutis do seu sorriso quanto para tratamentos mais completos. Traz excelentes resultados no tratamento de dentes apinhados ou separados, assim como em maloclusões mais complexas, sobremordidas, mordidas abertas e mordidas cruzadas. Transparente e praticamente invisível, traz leveza ao rosto do paciente.

Confira a experiência da Aline com o aparelho invisível:

 

Diante de tantas opções, o importante é procurar um profissional para que, ao final do tratamento, o sorriso esteja no rosto do paciente.

 

Marque uma consulta para uma avaliação com os nossos especialistas