Você sabe quais são os principais cuidados que devemos ter com a saúde das crianças?

Nós sabemos que os cuidados de saúde com os pequenos muitas vezes não são simples. Por estarem em fase de crescimento, é preciso estar sempre atento a sinais que possam indicar problemas ou dificuldades no futuro. Por isso, acompanhar de perto essa fase da infância é essencial para garantir o bem estar e a qualidade de vida das crianças.

Aqui na Odontoquality, nós conhecemos muitos pais que estão preocupados com a saúde bucal dos seus filhos. Por isso, reunimos neste post as principais orientações dos nossos especialistas para quem quer estimular bons hábitos de higiene e tratar corretamente do sorriso dos pequenos.

Confira as nossas dicas e boa leitura!

 

1) Quais são os cuidados que devemos ter com a saúde bucal das crianças?

Os cuidados principais com a higiene diária das crianças são similares aos indicados para os adultos. No entanto, é preciso saber que, dependendo da idade, os pequenos não conseguem realizar essas práticas sozinhos e podem precisar do acompanhamento dos pais ou dos responsáveis.

Em relação aos cuidados diários, é recomendável:

  • Escovar os dentes sempre após as refeições, com o uso de escovas apropriadas para cada faixa etária e que tenham cerdas macias para não causar danos à gengiva;
  • Usar o fio dental ao menos uma vez ao dia. Caso as crianças tenham dificuldades para utilizá-lo sozinhas, uma solução é auxiliá-las antes delas dormirem, no período da noite;
  • Usar enxaguantes bucais específicos para o público infantil para ajudar a prevenir as cáries e as placas bacterianas.

 

2) Quais são os principais problemas de saúde bucal das crianças?

Durante o crescimento das crianças, é preciso observar fatores como o formato do rosto e o desenvolvimento dos dentes de leite, por exemplo. Ao acompanhar o crescimento da face, é possível identificar a presença de pré-disposições genéticas que, no futuro, podem causar desconforto e também complicações ortodônticas mais sérias para os pequenos.

Dr. Claudinei dos Santos (CRO 3384), um dos nossos especialistas em Ortodontia, gravou um vídeo explicando os motivos pelos quais os pais devem acompanhar o crescimento da face infantil:

 

 

Além disso, outros problemas de saúde bucal são comuns na infância, como as placas bacterianas e as cáries: segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 60% das crianças desenvolve algum tipo de doença infecciosa. Em geral, tais dificuldades ocorrem porque os hábitos de higiene e de alimentação ainda não foram muito bem desenvolvidos nesta fase de vida.

 

3) O que é o acompanhamento ortodôntico para crianças?

Além dos cuidados em casa, é recomendável levar as crianças ao dentista para realizar um acompanhamento ortodôntico e ter orientações específicas sobre o cuidado com a saúde bucal. As consultas têm um duplo objetivo: ajudar os pais a entender como tratar corretamente o sorriso na infância e prevenir o aparecimento de problemas ortodônticos no futuro.

Conheça os principais benefícios do acompanhamento ortodôntico:

  • Correção mais eficaz dos problemas dentários e de crescimento dos ossos maxilares;
  • Melhorias na fala e na mastigação;
  • Preservação da simetria facial e prevenção de desvios de crescimento ligados às  disfunções genéticas;
  • Estímulo aos hábitos corretos de higiene bucal.

Que tal agendar uma avaliação inicial para as crianças?

É só nos enviar uma mensagem pelo Whatsapp >> bit.ly/odontowhats

 

4) Meu filho tem medo de dentista. Como ajudá-lo a superar isso?

É muito comum nós recebermos aqui no consultório algumas crianças que têm medo de dentista! Nós sabemos que ir a uma consulta odontológica pode não ser muito agradável para elas e elas podem ficar apreensivas com a situação. Por isso, é preciso desenvolver um trabalho específico com os pequenos para que a experiência deles na clínica seja alegre e divertida.

Para que as consultas sejam leves e agradáveis, é essencial realizá-las com um profissional treinado para atender as crianças e que tenha experiência com elas. Atender um paciente infantil é muito diferente de atender um adulto e exige uma linguagem e um comportamento diferente por parte do dentista. Ele precisa explicar o que está sendo feito para os pequenos de forma que eles entendam e consigam se divertir enquanto fazem o tratamento.

Além disso, o diálogo entre os pais e o profissional é importantíssimo para o sucesso dos atendimentos. Muitas vezes, o medo de dentista pode até ser um reflexo transmitido pelos pais, caso eles tenham tido experiências ruins com a Odontologia no passado. Por isso, conversar com o dentista e explicar as experiências que envolvem a família pode significar uma nova oportunidade para a construção de bons hábitos de cuidado com a saúde.

 

5) Como escolher um bom profissional para cuidar do meu filho?

Como explicamos acima, a escolha do profissional deve ser muito bem pensada pelos pais. A infância é uma fase na qual estamos mais suscetíveis aos aprendizados e, por isso, é uma oportunidade incrível para desenvolver bons hábitos que serão levados para uma vida inteira.

Assim, é importante escolher um dentista que tenha experiência com o tratamento ortodôntico com as crianças e que tenha a qualificação adequada para realizar os atendimentos. Além disso, nós recomendamos que você pesquise também as avaliações feitas nas redes sociais por pacientes da clínica ou do profissional escolhido.

A estrutura para os atendimentos também é importante: além das questões de higiene das instalações e biossegurança, as clínicas devem ter uma equipe de atendimento que goste de lidar com os pequenos! Muitos consultórios também tem bichinhos de pelúcia e brinquedos que ajudam a aliviar a tensão das crianças e que podem ser usados pelos dentistas para ajudá-las a entender como funcionam os tratamentos.

Que tal agendar uma avaliação inicial para as crianças?

É só nos enviar uma mensagem pelo Whatsapp >> bit.ly/odontowhats

 

Conheça a Dra. Priscila Mangrich

saúde bucal das criançasA Dra. Priscila Mangrich (CRO 16377) é a nossa especialista em Odontopediatria aqui na Odontoquality. Pós-graduada pela Univali, os principais objetivos do seu trabalho são cuidar do sorriso das crianças e motivá-las a ter uma saúde bucal em dia. Ela ensina os melhores hábitos de higiene para os pequenos com uma experiência divertida no consultório, além de orientar os pais a respeito da prevenção contra problemas de saúde que podem estar apresentando sintomas já na infância.

 

 

Agende uma avaliação inicial em Tijucas ou em Florianópolis

 

dentista tijucas florianópolisConheça a Odontoquality em Tijucas e em Florianópolis

A Odontoquality tem como missão transformar sorrisos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a Odontologia. Em 18 anos de atuação, nos transformamos em uma das mais reconhecidas clínicas odontológicas do Estado de Santa Catarina. Nesse período, foram mais de 30 mil sorrisos atendidos por nossos profissionais nas nossas unidades em Tijucas e em Florianópolis.

Tags: , ,