Você já tem um dentista de confiança?

Se a resposta é não, este post vai lhe ajudar a entender como você pode encontrar um bom profissional para cuidar da sua saúde bucal.

Nós listamos aqui as nossas principais dicas para te ajudar a escolher uma clínica odontológica ou dentista e ter um sorriso sempre saudável!

Boa leitura!

 

1) O currículo profissional é importantíssimo para lhe ajudar a escolher um dentista

Para realizar os tratamentos odontológicos, é ideal que o profissional tenha bastante experiência na área e tenha realizado, além da graduação, outros cursos de atualização e aperfeiçoamento. Por isso, é importante que você pergunte e/ou pesquise na internet a respeito da qualificação técnica do dentista que irá lhe atender.

⚠️ É importante ressaltar que nem todos os tratamentos podem ser realizados por todos os dentistas. Os implantes dentários, por exemplo, devem ser feitos por um profissional que seja especializado em Implantodontia. Por isso, ter a formação específica é essencial para que os procedimentos sejam realizados de forma correta e segura.

Tal cuidado vale inclusive para os procedimentos estéticos! As lentes de contato dentais são um tratamento que está na moda e tem sido realizado por muitos profissionais que não possuem a certificação adequada. Por isso, fique atento a este tipo de informação quando for procurar um dentista para lhe atender.

Outro ponto importante é conferir se o registro profissional dele está ativo no Conselho Regional de Odontologia, órgão responsável pela regulamentação da profissão.

 

2) Fique atento às recomendações da clínica

escolher um dentistaA saúde bucal é um assunto muito sério e, por isso, você não pode deixar qualquer pessoa cuidar dela. É essencial ser atendido por uma clínica que seja referência naquilo que faz e já tenha uma ampla experiência com a Odontologia.

Uma das melhores formas de avaliar o trabalho de um profissional ou de uma clínica é descobrir o que os pacientes falam a respeito deles. Com as redes sociais, isso ficou ainda mais fácil: basta procurar o Facebook ou o Instagram do dentista e você com certeza encontrará relatos de quem já realizou tratamentos com ele.

No Facebook, por exemplo, as pessoas podem avaliar a página de uma clínica e contar a experiência que tiveram naquele local como pacientes. Assim, você tem acesso às opiniões de pessoas reais e elas podem te ajudar a escolher melhor onde realizar o seu tratamento. Muitos pacientes, quando estão satisfeitos com os resultados, também publicam fotos com os profissionais e marcam eles nas redes sociais de forma espontânea.

 

3) Conheça as instalações do consultório

escolher um dentistaConhecer a clínica odontológica e os consultórios dos dentistas é indispensável para que você entenda como o trabalho é realizado no local. Além de conhecer a equipe de atendimento e os profissionais que dão apoio aos dentistas, é importante estar atento às instalações do local.

Fatores como a higiene, a limpeza e a organização são pré-requisitos para o funcionamento de qualquer unidade de saúde. Ademais, os consultórios e clínicas odontológicas devem seguir as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os órgãos responsáveis pela fiscalização emitem certificados de conformidade, que podem ser solicitados pelos clientes.

No caso da realização de procedimentos mais complexos como os implantes dentários, por exemplo, é importante conferir se a clínica possui a infraestrutura adequada para esse tipo de cirurgia. Outro ponto para ficar atento é observar se a clínica investe em inovação e biossegurança e o que está sendo feito para melhorar as instalações do local de forma contínua.

 

4) Entenda como funcionam os processos de esterilização

Um dos fatores mais importantes relativos à higiene de uma clínica odontológica é a esterilização dos equipamentos que entrarão em contato com o paciente. Há um número muito grande de doenças que podem ser transmitidas dentro de um consultório e, por isso, a clínica deve dispor de processos controlados para a esterilização de tudo o que será utilizado. Ademais, devem ser realizados testes biológicos para assegurar que o ambiente está dentro dos padrões adequados de biossegurança.

 

5) Agende uma avaliação inicial

A avaliação inicial é uma oportunidade para que você conheça melhor a clínica e/ou consultório e converse pessoalmente com o profissional que irá lhe atender. Em uma avaliação, será possível:

  • Tirar as dúvidas sobre saúde bucal;
  • Conhecer melhor a experiência e a qualificação do dentista;
  • Descobrir quais problemas de saúde bucal devem ser tratados primeiro;
  • Entender como funcionam os tratamentos;
  • Receber orientações do dentista a respeito do seu caso específico.

As avaliações iniciais são tão importantes que o CRO proíbe as clínicas odontológicas e os profissionais de realizarem esse tipo de aconselhamento personalizado pela internet, por exemplo. As clínicas podem e devem divulgar informações de saúde bucal nos meios digitais, mas nada substitui o contato face-a-face com o dentista para que ele avalie e lhe dê orientações específicas sobre o seu caso.

Para agendar a sua avaliação na Odontoquality, é só nos enviar uma mensagem pelo Whatsapp >> bit.ly/odontowhats

 

dentista tijucas florianópolisConheça a Odontoquality em Tijucas e em Florianópolis

A Odontoquality tem como missão transformar sorrisos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a Odontologia. Em 18 anos de atuação, nos transformamos em uma das mais reconhecidas clínicas odontológicas do Estado de Santa Catarina. Nesse período, foram mais de 30 mil sorrisos atendidos por nossos profissionais nas nossas unidades em Tijucas e em Florianópolis.

 

Clique aqui para agendar a sua avaliação inicial!