A perda dos dentes foi um problema que sempre afetou grande parte da população adulta em todo o mundo. Além de causar muitas dores e desconfortos, elas afetam a autoestima de quem precisa conviver diariamente com este problema.

Por muitos anos, a única solução era a colocação de próteses dentárias, que eram extremamente desconfortáveis: não havia uma forma de fixá-las e fazer com que elas funcionassem de forma similar aos dentes naturais que foram perdidos.

Hoje em dia, a realidade é bem diferente: é possível recuperar os dentes perdidos em até 72h com muito mais conforto e segurança. Tudo isso graças aos implantes dentários, tratamento inovador que está transformando a vida de milhares de pessoas em inúmeros países.

Mas como os implantes surgiram? É o que você vai descobrir neste post. Boa leitura!

 

implantes dentáriosA descoberta do Dr. Brånemark

O Dr. Per-Ingvar Brånemark (1929 – 2014) foi um médico ortopedista que iniciou uma série de estudos à frente de um grupo de pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, em 1965, que culminaram com a descoberta da Osseointegração.

Essa técnica utiliza um novo material, que se transformou em uma das maiores revoluções da Odontologia moderna: a possibilidade de implantar raízes artificiais de titânio para servirem como “raízes” para dentes confeccionados em laboratório.

Desde o seu surgimento, os implantes revolucionaram a Odontologia, recuperando a dentição de inúmeros pacientes que haviam perdido seus dentes. (Imagem ao lado: The New York Times)

 

Por que utilizar o titânio?

Batizada como Osseointegração, a técnica tem sido aperfeiçoada nos últimos 40 anos pelos cientistas, que criaram o mais avançado sistema de prótese fixa da história reabilitadora da Odontologia mundial.

Na época, o Dr. Brånemark estava interessado por pesquisa e protocolos de procedimentos cirúrgicos que resolvessem deficiências físico-funcionais de seres humanos. Durante uma série de testes, ele percebeu que o metal titânio e o osso se integravam perfeitamente, com taxas de rejeição baixíssimas (cerca de 1% a 3%). Por isso, o material é utilizado até hoje na confecção dos implantes dentários.

 

implantes dentáriosEm quais casos os implantes dentários podem ser utilizados?

Os implantes podem ser utilizados por pessoas que sofreram a perda de dentes e desejam recuperá-los, reconquistando a autoestima e a alegria ao falar, mastigar e sorrir. No entanto, é importante que existam bons hábitos de saúde bucal – isso garante uma durabilidade maior do tratamento.

A estrutura óssea da arcada dentária e da face do paciente também é muito importante, pois ela será usada como suporte para a fixação dos implantes. Nos casos nos quais os ossos estão comprometidos, é possível usar soluções modernas como os implantes All-on-Four e Zigomáticos. Para saber mais sobre eles, confira o nosso Guia Completo de Implantes Dentários 🙂
No vídeo abaixo, o Dr. Ilton explica como funcionam os implantes dentários:

 

Guia

Até quando você vai sofrer com a falta de dentes?
Tire as suas dúvidas sobre os implantes dentários!

Baixar agora
 

Além disso, os implantes ajudam a corrigir problemas como:

– Dificuldades na articulação mandibular;
– Dores na região facial;
– Mudanças na posição dos dentes saudáveis;
– Mastigação realizada apenas de um lado, o que causa uma sobrecarga dos dentes saudáveis;
– Perda óssea na face veloz (envelhecimento mais rápido);
– Flacidez no rosto.

 

Os dentistas brasileiros estão entre os melhores do mundo

Quando se trata de Odontologia, o Brasil é um dos grandes nomes mundiais e destaque em várias pesquisas e técnicas inovadoras. Grandes pesquisadores realizam suas pesquisas no Brasil, o que faz com que os dentistas brasileiros estejam sempre em contato com todos os avanços da ciência e da tecnologia.

Para difundir a técnica de osseointegração, foram criados desde 1989 nove centros Brånemark de Osseointegração espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil: uma unidade foi inaugurada em 1995, em São Paulo.

implantes dentários

Instituto Brånemark em São Paulo

O Brasil conta também com uma associação P-I Brånemark Institute Bauru, que é referência mundial para a pesquisa e o desenvolvimento da Osseointegração aplicada para a reabilitação médica e odontológica.

Mas por que escolher o Brasil para a pesquisa de implantes? O Dr. Brånemark declarou que o país seria escolhido para sediar o Instituto por três motivos: por acreditar no potencial da nossa nação para o desenvolvimento de projetos; por contar com profissionais competentes e por saber das dificuldades de acesso do povo brasileiro na época ao tratamento com o uso de implantes.

 

Marque uma consulta para uma avaliação com nossos especialistas

 

implantes dentáriosAs cirurgias de implantes no Brasil

Devolver ao paciente a capacidade de mastigar, falar e sorrir com segurança é a proposta dos cirurgiões implantodontistas do Departamento Cirúrgico das Clínicas Odontoquality de SC, que é coordenado pelo Dr. Ilton Mafra.

Para Dr. Ilton, o Brasil é um dos grandes inovadores da Odontologia dos últimos anos, acompanhando de perto a evolução da Implantodontia mundial.  “Hoje, praticamente todos os casos de perdas dentais encontrarão possibilidade de recuperação. Recentemente, com os zigomáticos, podemos dizer que a maioria absoluta dos casos de perdas de dentes poderá ser recuperada”, destaca.

O planejamento e a boa indicação de cada técnica que se utiliza é o grande diferencial do sucesso do tratamento. Um tratamento cirúrgico deve ser realizado por profissional capacitado, utilizando-se a técnica adequada para o caso clínico e apenas após efetuar os exames necessários, como radiografias e tomografias.  

 

Somos referência em biossegurança

Em 16 anos de atuação, A Odontoquality se transformou em uma das mais reconhecidas clínicas odontológicas do Estado de Santa Catarina. Nossos profissionais são treinados para realizar tratamentos de alta qualidade e com excelentes resultados, em um ambiente que atende a todos os padrões internacionais de biossegurança. 

Ao longo de 17 anos de experiência, já recuperamos mais de 20 mil sorrisos!

 

Marque uma consulta para uma avaliação com nossos especialistas

 

Conheça o Dr. Ilton Mafra

O Dr. Ilton Mafra (CRO 2308) é o dentista responsável pelos implantes na Odontoquality. Com mais de 30 anos de experiência na área, já realizou mais de 10 mil implantes odontológicos durante a sua carreira. É especialista em Implantodontia Oral pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO – SP) e membro do International Time of Implantology, com sede na Suiça.

Créditos da imagem de capa desta publicação: Foundation for Oral Rehabilitation