Odontologia 12 de abril de 2017

Cuidado: você sabe o que significam as manchas na gengiva?

Observe a sua gengiva e conheça as doenças que podem estar relacionadas com ela

Cuidado: você sabe o que significam as manchas na gengiva?

Você já parou de perto para observar a sua gengiva? Para a maioria das pessoas a saúde bucal está relacionada somente aos dentes e acabam não prestando a devida atenção nesse tecido que faz o conjunto todo funcionar.

Não é uma surpresa afirmar que cerca de 70% dos pacientes que chegam ao consultório têm alguma doença relacionada à gengiva: gengivite ou periodontite que, se não tratados, podem levar à perda dental. Muitos só notam que algo vai errado quando a gengiva está inchada, avermelhada ou sangrando.

Mas, além das inflamações e infecções, outro aspecto deve ser acompanhado e tratado devidamente. As manchas na gengiva podem conviver com você a muito tempo sem você nem perceber. Algumas delas não representam problemas à saúde, porém, outras podem indicar lesões graves.

Veja o que a Dra. Lilian Hashimoto diz a respeito das manchas na gengiva:

1 – Quais são as manchas mais comuns na gengiva?

As manchas relacionadas à melanina e outros pigmentos que podem ser desencadeados por trauma, infecção, hábitos (fumo, gomas de mascar, alimentos), uso de medicamentos (antimaláricos, ciclofosfamida), implantação acidental de amálgama (tatuagem de amálgama) e também por algumas doenças, como a doença de Addison, síndrome de Peutz-Jeghers e tumores.
A pigmentação derivada de melanina são manchas escuras e irregulares resultado da produção excessiva de melanina por melanocitos. Elas são comuns em pessoas de raça negra, asiática ou mediterrânea. Estes tipos de manchas não prejudicam em nada na saúde do paciente, apenas interferem na estética.

2 – Quais seriam as soluções para estes tipos de mancha?

Para a pigmentação derivada da melanina é indicado realizar peeling de gengiva, um tratamento que deve clarear as manchas. O sorriso fica lindo e surpreendente! Já tratei gengivas com esse tratamento e o resultado já é perceptível logo  após o procedimento.

A probabilidade de repigmentação deve ser apontada ao paciente pelo dentista. Em alguns casos, o procedimento é preciso ser repetido a longo prazo para que a gengiva apresente uma estética perfeita.

É muito importante consultar-se com um dentista com urgência se você identificou manchas escuras na sua gengiva. Em todos os casos, o diagnóstico correto de uma mancha na gengiva deve ser feito por um profissional especializado. Um dentista com especialidade em periodontia poderá lhe auxiliar.

Dra Lilian HashimotoDra. Lilian Hashimoto – CRO 4336

Formou-se em Odontologia pela UFSC em 1996 e atua na área desde lá.

Conheça o seu currículo:

– Curso de Aperfeiçoamento em Periodontia e Cirurgia Bucal pela ABO/PR (2000)

– Curso de Especialização em Periodontia pela ABENO-SP(2004)

– Curso de Cirurgia Plástica Periodontal pela UEL(2006)

– Curso de Cirurgia de contenção de lábio superior – Dr.Thomaz Jefferson de Lemos Pessoa PUC PR (2012)

Clique aqui para marcar uma consulta com a Dra. Lilian Hashimoto

dentista tijucas florianópolisConheça a Odontoquality em Tijucas e em Florianópolis

A Odontoquality tem como missão transformar sorrisos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a Odontologia. Em 18 anos de atuação, nos transformamos em uma das mais reconhecidas clínicas odontológicas do Estado de Santa Catarina. Nesse período, foram mais de 30 mil sorrisos atendidos por nossos profissionais nas nossas unidades em Tijucas e em Florianópolis.