Com o passar do tempo, os dentes tendem a amarelar e adquirir algumas manchas naturais nas suas superfícies, passando um aspecto de mal cuidado, embora você tenha seguido todas as dicas de higiene bucal recomendadas. O clareamento dentário, então, é uma das soluções mais práticas, eficazes e menos invasivas para rejuvenescer e trazer de volta o brilho ao sorriso.

Há 2 tipos de clareamento dental indicados pelos profissionais: o clareamento a laser e o clareamento por moldeira. Ambos têm resultados fantásticos em pouco tempo.

 

Clareamento a laser x Clareamento por moldeira

Ambos os tratamentos utilizam o mesmo material clareador, um gel composto de perióxido de oxigênio que vai penetrar nos poros do dente e remover as particulas de carbono responsáveis pela cor amarela dos dentes.

O dentista irá analisar as condições dos dentes e marcar, dentro da escala de coloração, qual é o tom atual e qual é a cor que o paciente deseja que seu sorriso atinja.

Após isso, será tirado um molde da sua arcada. Com o molde, será construído uma moldeira ou aparelho de silicone, onde o paciente aplicará o gel clareador e encaixará na sua arcada por 4 horas diárias durante 2 a 4 semanas.

Moldeira para clarear dentes Clareamento dental antes e depois

O tratamento por laser pode ser feito em um único dia, dependendo da coloração atual e o resultado que se quer atingir. O laser é nada mais é do que fonte de calor que acelera reação química do peróxido de hidrogênio.

Tudo

Qual a melhor maneira de clarear os dentes?
Descubra dicas para um sorriso iluminado!

Baixar agora
 

O que você precisa saber antes de realizar o clareamento

Embora não seja invasivo e não altere a composição e nem o formato dos dentes, o clareamento só poderá ser aplicado com algumas condições:

Clareamento antes e depois

Dentes brancos poucos dias

– É preciso tratar cáries, gengivites e inflamações antes de fazer qualquer tratamento estético, incluindo o clareamento, para evitar sensibilidade nos dentes e gengiva.

– O dentista deve avaliar a integridade dos dentes e avaliar o que causou as manchas nos dentes em questão. Manchas escuras, provenientes de tratamento de canal, necessitam de mais cuidados. Neste tratamento, o dentista irá remover a restauração que veda o canal, limpar o interior do dente e aplicar o produto clareador.

– Se o paciente estiver com problemas de canal, ele deve ser encaminhado para tratá-lo antes de realizar o clareamento.

– Restaurações em resina, cerâmica ou lentes de contato dentárias não sofrem alteração no tratamento de clareamento. O especialista em estética dentária deve planejar o tratamento, com a quantidade de gel certa, para que a coloração do sorriso não fique destoante. Também é possível, junto ao clareamento, confeccionar novas peças de resina.

– Apesar do esmalte proteger a arcada, os dentes são porosos, então, a recomendação é refazer o tratamento de tempos em tempos, pois pigmentos vão sendo absorvidos ao longo da vida.

 

Porque você nunca deve fazer o clareamento caseiro

Além de colocar a saúde dos seus dentes em sérios perigos, o clareamento feito em casa pode resultar em colorações diferentes e provocar uma sensibilidade aguçada na gengiva.

Dr. Dax Dalton Bittencourt

Na Odontoquality, o tratamento de Lentes Dentais é realizado pelo Dr. Dax, que atua na área da Odontológia Estética.

  • Dr Dax Dalton Bittencourt Clínica Odontoquality Clareamento DentalGraduado em Odontologia pela Universidade Católica do Paraná PU/ Paraná em 1998.
  • Especialista em Dentística Restauradora pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC/ SC 2002.
  • Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC/ SC 2005.
  • Especialista em Prótese Dentária pela Universidade
  • Camilo Castelo Branco UNICASTELO/ SP 2009.
  • Atuou como Professor na UNOESC em Joaçaba, até 2009.
  • Artigos na Acta Odontologica da Escandinavia e JADA (Jornal da Associação Americana de Odontologia).
  • Credenciamento para Lentes Dentais na Odontologia.

 

Clique aqui e marque a sua avaliação com o nosso especialista!

Tags: