Nós, pais e mães, queremos sempre o melhor para nossos filhos. Por isso, uma das principais preocupações é com a saúde deles. Durante a infância, é comum que a criança experimente diversas mudanças devido ao crescimento e é necessário observá-la com muita atenção: esta é uma fase crítica na formação da face.

Um exemplo é o nascimento e a posterior perda dos dentes de leite. Além disso, há também os conhecidos estirões de crescimento que, se não forem acompanhados, podem trazer prejuízos muito difíceis de serem revertidos na idade adulta.

Cuidar do sorriso dos filhos é um desafio que traz muitas dúvidas para os pais!

Pensando nisso, nosso especialista em Ortodontia Infantil, Dr. Claudinei dos Santos, gravou uma série de vídeos respondendo as principais perguntas que ele recebe no consultório. Confira!

 

Qual é a idade certa para levar a criança ao dentista?

 

O aparelho ortodôntico na infância realmente funciona?

 

Qual é a relação da respiração bucal com o crescimento do rosto infantil?

 

Qual é a importância dos dentes de leite?

 

Conheça 5 benefícios do acompanhamento ortodôntico na infância

Todos os dias, muitos pais procuram a Odontoquality para acompanhar o desenvolvimento dos dentes dos filhos e cuidar da saúde bucal dos pequenos. Nossos dentistas, do ponto de vista ortodôntico, recomendam que a criança seja levada ao consultório com frequência semestral a partir dos 6 anos de idade: o acompanhamento ortodôntico ajuda a prevenir problemas graves de aparência e de saúde bucal no futuro.

Porém, se antes deste prazo os pais notarem alguns sinais, como os elencados abaixo, eles devem agendar um horário para avaliação, mesmo que a criança não tenha 6 anos:
– Rosto ficando muito longo;
– Queixo com aparência desproporcional: muito grande ou muito pequeno em relação ao restante do rosto;
– Olheiras;
– Respiração predominantemente bucal, inclusive quando a criança dorme;
– Dificuldade em fechar os lábios espontaneamente (lábios sempre entreabertos);
– Palato profundo (céu da boca profundo);
– Dentes projetados para frente, com os incisivos centrais muito evidentes no sorriso;
– Sorriso com um excesso de gengiva aparente;
– Falta de espaço na arcada dentária para acomodar os dentes de leite. (Estes dentes são pequenos, isto quer dizer que apresentará problemas sérios para acomodar os dentes permanentes, que serão dentes muito maiores);
– Hábitos bucais persistentes, como chupetas e dedos, além dos 4 anos de idade;

Os principais benefícios são:

 

1- Correção mais eficaz dos problemas dentários e de crescimento dos ossos maxilares

Durante a fase infantil, a estrutura óssea da criança ainda não está 100% formada. Isso permite que moldemos os ossos que estavam crescendo de forma desproporcional, assim como, dá condições para que a posição dentária correta se restabeleça mais facilmente e em menos tempo, causando menos sofrimento para os pequenos no futuro.

 

2- Melhorias na fala e na mastigação

O acompanhamento pelo ortodontista permite que dificuldades ao falar e mastigar sejam identificadas e corrigidas com o auxílio de aparelhos ortopédicos, podendo ser de natureza móveis ou fixos. Além disso, é possível fazer um trabalho em parceria com pediatras e fonoaudiólogos especialistas no desenvolvimento infantil.

 

3- Correção de pré-disposições genéticas no crescimento facial

As crianças têm a tendência de terem os mesmos problemas bucais que os pais, tais como: mordida aberta ou até mesmo, a mordida cruzada, tão comum, normalmente decorrente da arcada dentária superior muito pequena e estreita . Com o auxílio de exames clínicos e laboratoriais, é possível identificar essas dificuldades, fazer a intervenção na fase infantil e evitar que elas estejam presentes na idade adulta, que é de correção complexa e difícil.

 

4- Preservação da simetria facial

Muitas pessoas não sabem que a “beleza” de um rosto é determinada pela correta proporção entre os terços faciais (terço superior, terço médio e terço inferior da face). No entanto, é comum que a proporção dos terços faciais sejam alterados durante a infância devido a presença da respiração bucal. Além dessa causa, muitos casos de assimetrias faciais são decorrentes da herança dos pais, ou seja, transmitidos geneticamente. Assim, o dentista poderá trabalhar o rosto da criança numa fase precoce e de forma correta, para que tenha uma face harmônica na idade adulta, evitando o crescimento desproporcional.

 

5- Estímulo aos hábitos corretos de higiene bucal

Durante as visitas ao dentista, a higiene bucal será estimulada a partir de meios lúdicos. O objetivo é que as consultas sejam agradáveis para a criança e a conscientizem da importância de cuidar bem dos dentes. Assim, ela chegará a fase adulta com mais facilidade para tratar do sorriso de maneira correta.

 

   
 

Que tal realizar uma avaliação inicial?

Aqui na Odontoquality, temos uma equipe especializada em Ortodontia Infantil. Estamos preparados para receber os pequenos no consultório!

Ao realizar uma avaliação inicial, você poderá conversar com os nossos profissionais e tirar todas as suas dúvidas sobre a saúde bucal infantil. Além disso, os pequenos receberão uma avaliação personalizada e você será orientado com as melhores práticas para cuidar do sorriso deles durante esta fase tão importante do crescimento.

Marque uma consulta para uma avaliação com os nossos especialistas

 

dentista para criançasConheça o Dr. Claudinei

Com mais de 25 anos de experiência, Dr. Claudinei dos Santos (CRO 3384) é especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é coordenador das áreas de Ortodontia e Clínica Geral da Odontoquality. O principal foco do seu trabalho é buscar o equilíbrio entre um sorriso saudável e uma face harmônica, tanto para pacientes adultos quanto infantis.

 

Conheça a Odontoquality

A Odontoquality tem como missão transformar sorrisos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a Odontologia. Em 16 anos de atuação, nos transformamos em uma das mais reconhecidas clínicas odontológicas do Estado de Santa Catarina. Nesse período, foram mais de 20 mil sorrisos atendidos por nossos profissionais.