Muito além de transformar sorrisos desalinhados em harmônicos, a ortodontia corrige problemas graves que podem se agravar ao longo do tempo, como mordidas cruzadas, falta ou excesso de maxilar (queixo), falta de espaço para o crescimento de outros dentes ou para a colocação de implantes.

Se feito com um profissional sério, é possível ter um sorriso harmônico de 2 a 2 anos e meio de tratamento. Mas é preciso seguir todos os passos e recomendações do ortodontista, respeitando o tempo de aparelho e as consultas periódicas para os ajustes. Caso contrário, a arcada pode se movimentar de forma incorreta, trazendo prejuízos ao paciente. Se você já realizou um tratamento em ortodontia, ou se deseja fazer, alguns pontos são importantes.

 

Existem alguns fatores que fazem seus dentes entortarem após a retirada do aparelho fixo. Conheça os mais comuns e evite um sorriso desalinhado:

 

O perigo de tirar o aparelho ortodôntico antes de finalizar o tratamento:

Retirar o aparelho fixo antes do tempo pode levar seus dentes entortarem novamente

Mesmo que aos olhos do paciente o sorriso esteja perfeito, as arcadas podem não estar prontas para a retirada do aparelho e, por isso, é bem provável que os dentes se movimentem.

A tendência natural dos dentes é voltar para a sua posição natural, quando a formação óssea não está completa ou a mordida não está bem ajustada – justamente os pontos em que o tratamento ortodôntico trabalha. Portanto, siga as recomendações do ortodontista que vai retirar o aparelho no momento certo.

Com as técnicas e aparelhos novos no mercado, o tempo de tratamento reduziu bastante – chegando a ser 50% menor:

 

  • Média do tratamento em adolescente: 24 meses
  • Média do tratamento em adulto: 24 a 30 meses

 

A falta de contenção adequada:

 

Contenção para os dentes não entortarem ortodontista florianópolisComo dissemos, a tendência natural dos dentes é continuar se movimentando. Por isso, o pós-tratamento é muito importante. O ortodontista deve fixar uma contenção na parte de dentro das arcadas, que nada mais é que um fio metálico colado com resina que consegue segurar o movimento dos dentes.

Ou, dependendo dos casos, é feito um aparelho móvel para ser usado em casa. Se a sua contenção caiu, mesmo que tenha passado bastante tempo da finalização do tratamento, é importante voltar ao ortodontista para recolocá-la.

Uso incorreto do aparelho móvel:

 

Muitas vezes, o paciente sai do consultório com um aparelho móvel para utilizar durante um período, até que o maxilar e as gengivas tenham tempo de se estabilizarem.

Mas nem sempre ele segue à risca a recomendação de uso que o ortodontista passa e acaba não usando durante o dia ou durante a noite. O resultado possivelmente serão dentes tortos em pouco tempo. Por isso, utilize o aparelho móvel pelo tempo necessário, mesmo que você ache que seus dentes já estabilizaram.

 

 

 

Falta de acompanhamento com um ortodontista após a retirada do aparelho fixo:

 

Dentes entortando o que fazer

Para o tratamento ser 100% eficaz, é preciso ?um acompanhamento após a retirada do aparelho fixo com o ortodontista? responsável, que irá checar os resultados até pelo menos 1 ano após a conclusão do tratamento.
As visitas ao consultório do ortodontista servem para analisar a movimentação dos dentes e ajustar a contenção ou aparelho móvel. Negligenciar a ida ao dentista é correr o grande risco de ter dentes tortos novamente e um prejuízo para o seu bolso.

 

O que fazer quando você perceber seus dentes entortando novamente:

 

  • Primeiramente, marque uma consulta com um ortodontista o quanto antes. Quanto mais tempo você demorar para voltar ao consultório, maior é o risco dos seus dentes de movimentarem mais ainda.
  • O ortodontista deve avaliar o nível de movimentação da arcada e apresentar soluções, que podem variar entre a confecção de um novo aparelho móvel, recolocação das conteções ou o do aparelho fixo.

 

18

Será que o aparelho ortodôntico traz resultados para adultos?
Descubra os mitos e verdades sobre o assunto aqui!

Baixar agora
 

Conheça o especialista em Ortodontia da Odontoquality:

Dr. Claudinei nasceu em Curitibanos, em 1967, onde reside a maioria dos seus familiares, mas adotou Tijucas e Florianópolis como as cidades do Coração.
Graduado em Odontologia em 1990 pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial. Com aproximadamente 2?5? anos de formado, sendo 1?5? na especialidade de Ortodontia e Ortopedia Facial?. ?Um dos maiores diferencias foi   obter a formação e experiência no atendimento aos pacientes com deformidades faciais severas, através do CAPADF (Centro de Atendimento a Pacientes com Deformidade Facial) – na mesma universidade?, pois esta experiência lhe possibilitou resolver casos de pacientes com problemas ortodônticos de grande complexidade e gravidade.

Marque uma consulta com o nosso especialista em sorrisos alinhados!