Um sorriso bonito e saudável não nasce do dia pra noite. O cuidado com a higiene, bons hábitos alimentares e visitas regulares ao dentista fazem com que os dentes se tornem fortes.

Cuidar dos dentes da criança é um investimento na sua saúde. Para começar, dê o exemplo cuidando bem dos seus próprios dentes. Busque tornar o ato divertido: reúna a família para uma escovação em grupo ou deixe a criança escolher a sua própria escova. Isso deve incentivá-la ainda mais a cuidar do seu sorriso.

 

As cáries infantis

É muito comum crianças desenvolverem cáries. Isso porque os pequenos tendem a gostar muito de doces e, às vezes, os pais para acalma-los, acabam liberando o chocolate em horas inapropriadas, como perto da hora de dormir.

Aí, logo após que a criança se delicia, acaba pegando no sono sem mesmo realizar a limpeza bucal. Após alguns episódios parecidos, é bem provável que apareçam algumas cáries, que devem ser tratadas assim que aparecem.

Mesmo aparecendo nos dentes de leite, é preciso ter atenção: as cáries podem levar à perda de dentes e problemas no desenvolvimento saudável do dente permanente. Além disso, podem trazer complicações na fala da criança.

 

Evitando os doces

Desde pequeno, é importante dosar a quantidade de chocolates, balas, pirulitos e refrigerantes que a criança vai consumir.

Colocar horários para isso, como após o almoço, e sempre lembrá-lo de escovar os dentes após comer um docinho é uma garantia para que seus dentes fiquem saudáveis.

É importante também trocar o lanchinho de bolachas e refrigerantes por frutas e sucos. Além de trazerem mais benefícios para o corpo, o açúcar contido nesses alimentos é muito menor do que produtos industrializados.

 

Mastigar, só a comida!

Outro hábito comum entre as crianças é mastigar objetos. É importante os pais trabalharem estes vícios. Lápis e outros objetos duros e pontiagudos podem machucar a gengiva e a mucosa.

 

A hora de levar no ortodontista

A principal dúvida dos pais é quando levar o filho para a primeira visita ao ortodontista (dentista especialista no tratamento com aparelhos). Achando que devem esperar os dentes de leite serem substituídos pelos permanentes, muitos adiam este momento, pois desconhecem que a primeira dentição serve de guia para os dentes definitivos.

 

Dicas:


– Use uma escova com cerdas macias para não machucar a gengiva.

– Escolha pastas de dente com flúor. Isso irá proteger seus dentes das cáries.

– Incentive-o a cuspir a espuma. Crianças que costumam engoli-la podem desenvolver fluorose (manchas brancas), mesmo antes dos dentes permanentes nascerem.

– Assim como nós precisamos escovar os dentes após as refeições, as crianças também devem. Participe da atividade e crie esse hábito no pequeno.

 

Clique aqui para marcar a sua avaliação inicial na Odontoquality