Seja bem-vindo(a) a Clínica Odontoquality

Florianópolis (48) 3223-3900 Tijucas (48) 3263-0001
Agende via WhatsApp

Odontologia 11 de setembro de 2017

Gengivite: 5 dicas incríveis para evitar a doença!

Confira as orientações da Dra. Viviane Crestani sobre o assunto

Gengivite: 5 dicas incríveis para evitar a doença!

Muitas pessoas são muito preocupadas com a saúde e a estética dos seus dentes, mas se esquecem dos cuidados com as gengivas.

Você sabia que a gengiva pode desenvolver doenças graves, que podem levar até a perda dos dentes? É isso mesmo!

É importantíssimo estar atento aos sinais de uma gengiva saudável e saber como cuidar bem dela!

Para lhe ajudar, conversamos com a Dra. Viviane Crestani, nossa especialista em periodontia, para lhe orientar sobre os principais cuidados que você deve ter para evitar doenças como a gengivite. Boa leitura!

 

1 ) O que é a gengivite?

As doenças periodontais induzidas por placa bacteriana podem ser divididas em duas categorias gerais de diagnóstico: gengivite ou periodontite.

A gengivite é a presença de inflamação gengival sem perda de inserção do tecido conjuntivo. Ou seja, é a fase inicial da doença periodontal que pode afetar de maneira direta a saúde bucal e geral.

A gengivite é uma doença que tem um comportamento silencioso, ou seja, muitas vezes as pessoas só procuram o dentista quando estão em um estágio mais avançado. Por isso, é preciso estar atento a sinais como manchas e mudanças na coloração da gengiva – eles podem indicar a presença de uma inflamação e a necessidade de realizar um tratamento enquanto a gengivite ainda está no início do seu desenvolvimento.

 

gengivite
 

2) Por que as pessoas devem se preocupar com a gengivite?

A gengivite pode progredir para uma periodontite, que é um quadro mais grave da doença periodontal. Na periodontite, a presença de inflamação gengival leva à perda concomitante de tecido conjuntivo e osso alveolar, que são duas estruturas de suporte dos nossos dentes. Elas ajudam a “segurar” os nossos dentes. Por isso, em casos avançados, a doença pode levar à perda dos dentes.

 

3) Quais são as funções da gengiva?

A gengiva (conhecida como periodonto de proteção) tem a função de proteger algumas estruturas da boca, tais como o cemento, o ligamento periodontal e o osso alveolar (periodonto de sustentação), contra a presença de bactérias nocivas a nossa saúde. Porém, quando há uma inflamação na gengiva, esta proteção aos tecidos é afetada: a infecção bacteriana entra em contato com eles, causando danos para a sua saúde bucal.

É importantíssimo que seja feito o diagnóstico da gengivite em um quadro inicial, para que esta gengiva seja devidamente tratada e assim diminuir o risco de evoluir para uma periodontite. Nem todos os casos de gengivite podem evoluir para uma periodontite, mas o risco existe e não pode ser negligenciado.

Por isso, a recomendação é que você realize um check-up a cada seis meses: o dentista poderá avaliar a sua saúde bucal e realizar a prevenção no consultório contra a gengivite, além de lhe orientar sobre os cuidados diários necessários.

 

gengivite

4) Quais são os indícios de uma gengiva saudável?

Quando saudável, a gengiva normalmente é rosa pálida, com variações na pigmentação de melanina entre os diferentes grupos raciais. Ela tem uma consistência firme e uma superfície corrugada (com o aspecto de uma casca de laranja), sem sangramento ou supuração. Em uma análise profissional, quando submetida a uma sondagem periodontal, sua profundidade poderá variar de 1 a 3 mm.

Manchas na gengiva, mudanças na coloração e/ou na consistência e sangramentos podem indicar a presença de uma inflamação em desenvolvimento!

 

5) Como a gengiva inflamada pode ser evitada?

A gengivite é, em geral, causada pela infecção que surge em decorrência da placa bacteriana, deve ser tratada com o controle desta placa. Por isso, deve sempre ser realizada uma correta escovação e uso do fio dental, além da limpeza periódica feita em consultório. Os bons hábitos alimentares e de saúde, tais como não fumar, também ajudam a evitar o desenvolvimento de inflamações.

Por isso, é imprescindível o diagnóstico e o tratamento adequado com o periodontista para cuidar da sua saúde bucal frente a um quadro de doença iminente ou já instalada!

 

Marque uma consulta para uma avaliação em Tijucas ou em Florianópolis

 

gengiviteConheça a Dra. Viviane Crestani

Drª. Viviane Crestani da Silva (CRO-SC 5885) possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia – SC (2008) e Especialização em Implantodontia pela SOEBRAS / FUNORTE núcleo Florianópolis (2014).

 

Conheça a Odontoquality em Tijucas e em Florianópolis

A Odontoquality tem como missão transformar sorrisos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a Odontologia. Em 16 anos de atuação, nos transformamos em uma das mais reconhecidas clínicas odontológicas do Estado de Santa Catarina. Nesse período, foram mais de 20 mil sorrisos atendidos por nossos profissionais.

 

Descubra mais dicas sobre saúde bucal!

Assine nossa newsletter!

Não preencher:

Agência - Marketing Digital