Você costuma cuidar da sua saúde bucal? Você já se sentiu desconfortável ao falar ou sorrir? Os dentes perdidos são um incômodo para você?

Ao longo dos últimos anos, a expectativa de vida da população aumentou consideravelmente, com uma terceira idade ativa e mais preocupada com a saúde.

Por isso, muitas pessoas procuram soluções para recuperar os dentes perdidos durante a vida. Na maioria dos casos, a perda ocorreu devido a tratamentos mal-sucedidos, lesões, traumas ou cáries.

A falta dos dentes traz prejuízos não apenas para a arcada dentária, mas também para a mastigação e para a autoestima do indivíduo. Então, como é possível recuperar o sorriso e voltar a sorrir com autoconfiança?

Felizmente, o implante dentário é um tratamento moderno, confortável e seguro que ajuda a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Nesse post, vamos te explicar TUDO sobre o assunto: o que é, quem pode fazer, quais os tipos de implantes disponíveis e muito mais! Boa leitura!

 

1) O que é o implante dentário?

implante dentário

O implante dentário é conhecido popularmente como um tratamento para repor os dentes perdidos. No entanto, a expressão “implante dentário” diz respeito apenas a primeira fase do tratamento!

 

1a fase do tratamento: Implante Dentário

O implante é uma estrutura de titânio, um material dito compatível com o organismo humano (casos de rejeição são raros – de 4 a 5% dos casos), que servirá como a raiz do dente perdido.

 

2a fase do tratamento: Prótese Dentária

A fase da prótese corresponde à fixação de uma coroa sobre o implante, que fará o papel da parte superior do dente. Por isso, ao realizar um orçamento para implantes dentários é sempre importante observar se o dentista incluiu o custo das duas partes do tratamento.

 

2) Para quem o implante dentário é indicado?

  • O implante dentário pode ser utilizado por pessoas que:
  • Tiveram seus dentes extraídos pelas práticas da antiga odontologia;
  • Perderam dentes em acidentes ou devido a lesões, cáries ou traumas;
  • Nasceram com ausência de dentes.
  • Tem bons hábitos de saúde bucal

 

Em todos os casos, é essencial fazer uma avaliação inicial com um especialista em Implantodontia. Ele irá avaliar a sua saúde bucal e a estrutura dos seus dentes para recomendar o melhor tipo de tratamento para recuperar o seu sorriso.

 

No vídeo abaixo, o Dr. Ilton explica como funcionam os implantes dentários:

 

3) Quais são as consequências da perda de dentes?

Além do desconforto e do prejuízo à estética do sorriso, a perda de dentes pode afetar diretamente a autoestima do indivíduo e provocar consequências graves para a saúde bucal no futuro, tais como:

  • Dificuldades na articulação mandibular
  • Dores na face
  • Mudanças na posição dos dentes saudáveis
  • Mastigação realizada apenas de um lado (sobrecarga de dentes saudáveis)
  • Perda óssea na face ocorrerá de forma mais veloz (envelhecimento mais rápido)
  • Flacidez no rosto, pois há a perda óssea

 

4) Quanto tempo dura o tratamento para colocar o implante dentário?

O tempo total de tratamento irá variar de acordo com a situação específica do paciente e do tipo de implante a ser realizado, porém, normalmente, um tratamento dura de 72h até no máximo 4 meses, em casos mais raros. *

* A Odontologia brasileira está cada vez mais segura e precisa! Uma das maiores mudanças ocorridas nos últimos anos foi a possibilidade de realizar reabilitações totais imediatas (72 horas), usando implantes dentários e próteses de ativação rápida.

Em casos menos comuns (como quando a estrutura óssea da face está prejudicada), podem ser necessários de 4 a 6 meses para que ocorra a total integração do implante.

 

Conheça a história do Sra. Arlete com os implantes dentários:

 

5) Quais as vantagens do implante dentário?

Muitas pessoas utilizam as dentaduras como opção para lidar com a perda de dentes. No entanto, os implantes possuem uma série de benefícios que os tornam um tratamento muito mais seguro, duradouro e confortável. Confira:

  • São mais próximos da natureza, tanto do ponto de vista estético como funcional;
  • Inserem-se harmoniosamente no arco dentário;
  • No dia-a-dia não se distinguem dos dentes naturais, nem na função e nem na aparência;
  • Formam uma base estável para a prótese;
  • O dente não se apóia sobre a gengiva como no caso das dentaduras: isso permite que a pessoa tenha a certeza de que os dentes estão fixos e tenha mais confiança ao falar ou comer, dando mais conforto na fala e na mastigação;
  • Tornam o desgaste dos dentes vizinhos desnecessários;
  • Impedem a reabsorção óssea.
  • Eliminam aftas e lesões, comuns em quem usa dentaduras ou próteses móveis;
  • Permitem uma alimentação melhor.

 

6) Quais os tipos de implantes disponíveis?

Os tipos de implantes variam em relação aos desenhos, tratamento de superfície e em relação aos custos. A escolha de um tipo de implante dentário está diretamente relacionada com o tipo de problema a ser resolvido e ele será definido pelo dentista, de acordo com o caso específico.

 

Tradicional

É o tipo de implante mais comum. Pode ser imediato (finalizado em até 72h) ou convencional (no qual são utilizados dentes provisórios por um prazo entre 1 a 4 meses).

 

Suíço

É um tipo especial da marca Straumann. Eles são utilizados quando existem condições mais difíceis para a colocação de implantes, como pouca densidade óssea.

 

Zigomáticos

São implantes especiais para casos extremos, mais longos do que os tradicionais. Eles são fixados no osso da maçã do rosto, que é chamado de osso zigomático. Assim, é necessário realizar uma cirurgia em ambiente hospitalar e com acompanhamento de um médico anestesista.
Confira o vídeo no qual o Dr. Ilton explica o passo a passo do tratamento de implantes zigomáticos:

 

All-on-Four

É uma solução econômica e sem enxertos que permite fixar uma prótese com os dentes de uma arcada inteira no dia da cirurgia, ou seja, o cliente sai do consultório com o novo sorriso. É um tipo de implante dentário que se torna acessível, já que usa apenas 4 implantes por arcada e dispensa o uso de enxertos ósseos.

 

6) Qual é o passo a passo para quem quer fazer um implante?

 

implantes zigomáticos

 Escolher o profissional adequado

É importante pesquisar com cuidado os dentistas que trabalham com implantes e próteses na sua região. Além disso, é essencial que o profissional seja especialista em Implantodontia e tenha uma ampla experiência com este tipo de tratamento.

 

Agendar a avaliação

É necessário realizar uma consulta com o especialista para que ele avalie a situação dos seus dentes. Ele irá recomendar o melhor tipo de implantes e informar sobre as etapas específicas do tratamento.

 

Realizar exames

É muito provável que o dentista peça uma série de exames, com o raixo-x, para avaliar melhor a estrutura óssea da face e planejar a colocação das próteses de acordo com o particularidades da sua arcada dentária e do seu rosto.

 

Agendar a cirurgia

Procedimento necessário para a colocação das raízes do dente a ser recuperado (implante dentário). Por isso, é preciso que a clínica escolhida tenha uma infraestrutura de alta qualidade e seja referência em biossegurança, para garantir o bem estar do paciente durante a cirurgia e reduzir eventuais riscos.

 

Retorno pós-cirurgico

Ocorrerá entre 3 a 7 dias após a realização da cirurgia, para que o dentista possa realizar um acompanhamento da recuperação do paciente.

 

Colocação dos dentes

Fixação da prótese dentária, que irá atuar como a superfície do novo dente recuperado.

 

7) Como escolher um dentista para fazer o implante dentário?

Hoje em dia, o que mais vemos nos consultórios são profissionais que executam os implantes e não realizam o planejamento protético ou não possuem a experiência necessária para realizar a prótese.

Por isso, é comum encontrarmos situações como pacientes com mais implantes do que o necessário e implantes tortos que não podem ser utilizados.

 

Marque uma consulta para uma avaliação em Tijucas ou em Florianópolis com nossos especialistas

 

Conheça os nossos especialistas

 

 

dentista tijucas florianópolisConheça a Odontoquality em Tijucas e em Florianópolis

A Odontoquality tem como missão transformar sorrisos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a Odontologia. Em 18 anos de atuação, nos transformamos em uma das mais reconhecidas clínicas odontológicas do Estado de Santa Catarina. Nesse período, foram mais de 30 mil sorrisos atendidos por nossos profissionais nas nossas unidades em Tijucas e em Florianópolis.