Você sabia que existem vários tipos de implantes?

Isso mesmo! Quando o paciente vai fazer um implante dentário, é preciso escolher o tipo de tratamento mais adequado para recuperar o sorriso dele.

Essa escolha vai depender da estrutura óssea do rosto, do histórico de saúde, da posição do dente perdido… O dentista irá orientar sobre qual tipo de implante trará um melhor resultado!

Hoje nós vamos explicar sobre os implantes zigomáticos: O que são? Em que casos são indicados? Como funciona o tratamento? Confira!

 

implantes zigomáticos

 

1) O que são os implantes zigomáticos?

São implantes especiais, bem mais longos que os convencionais. Possuem este nome por serem fixados no osso da maçã do rosto, que é chamado de osso zigomático.

Eles foram criados para simplificar e agilizar o tratamento: são alternativas para pacientes que não apresentam condições de fazer os implantes normais, normalmente porque perderam os dentes há muito tempo ou devido a perdas ósseas decorrentes de inflamações prolongadas.

Antes dos implantes zigomáticos, a única opção que estes pacientes tinham era fazer enxertos e transplantes ósseos para apenas fixar os implantes. O problema destes tipos de procedimentos é que eles são bem complexos e desconfortáveis, o que fazia muitas pessoas desistirem do tratamento.

A cirurgia para colocação do implante zigomático é realizada em ambiente hospitalar e com o acompanhamento de um médico anestesista. A estatística de sucesso destes tratamentos está em torno de 90% dos casos, desde que seguidas as orientações e protocolo técnico adequado 🙂

2) Em que casos os implantes zigomáticos são recomendados?

Eles são indicados em casos específicos e criteriosamente selecionados, após uma avaliação detalhada realizada pelo dentista com o apoio de exames (como o raio-x). São indicados na ausência severa do osso maxilar, em casos nos quais a reconstrução com enxerto é complicada, ou se o cliente não deseja esta opção. Eles são realizados somente na parte superior da arcada dentária e são fixados no osso zigomático!
No vídeo abaixo, o Dr. Ilton explica como funcionam os implantes zigomáticos:

3) Quais são as vantagens deste tratamento?

O tratamento usando os implantes zigomáticos proporciona as seguintes vantagens para os pacientes:

– É rápido: a prótese pode ser colocada em até 72 horas;
– É seguro: segundo a Branenmark, marca criadora dos implantes, foi comprovado que os implantes zigomáticos possuem até 97% chances de sucesso;
– Tratamento simplificado com redução de custos;
– Cirurgia menos invasiva, se comparada às cirurgias com enxertos ósseos retirados de outras regiões do corpo do paciente; Reabilitação mais rápida por dispensar enxertos ósseos
– Em muitos casos, estes são os únicos implantes capazes de resolver o problema do paciente.

 

Conheça a história do Sr. Jairo, paciente que fez um tratamento de implantes com o Dr. Ilton:

 

4) Quais são as diferenças entre este tipo de tratamento com implantes zigomáticos e os outros implantes convencionais?

O comprimento dos implantes zigomáticos é maior o que permite uma fixação mais segura, mesmo nos casos extremos. Eles possuem cerca de 3 a 5 vezes mais longos do que os convencionais, variando de 30 a 55 mm de comprimento.

Os zigomáticos são fixados em um osso mais denso e resistente (zigoma), enquanto o implante comum é fixado no osso dos maxilares.

Os implantes zigomáticos precisam ser realizados em um ambiente hospitalar e, por isso, devem ser feitos por um profissional com alta qualificação técnica e experiência na realização do procedimento.

Os zigomáticos possuem uma taxa de confiabilidade e durabilidade maior do que os tradicionais, pois são fixados em um osso mais denso e estável.

Para realizar este tratamento, o dentista passa por uma especialização em implantes dentários e também por um curso de aprofundamento apenas sobre os zigomáticos.

 

5) Quanto tempo demora para fazer um implante zigomático?

É indicada uma internação hospitalar por 24 horas, onde o paciente receberá todos os cuidados pós operatórios da equipe de enfermagem e acompanhamento completo da equipe cirúrgica. Isso ajuda a tranquilizar o paciente e permite que ele tenha todo o apoio necessário durante todas as fases do tratamento. Além disso, a internação permitirá que ele receba todas as medicações de forma confortável e constante. Em geral, o procedimento poderá ser completo em até 72 horas.

 

6) Os implantes zigomáticos já vem prontos, com os dentes instalados em uma prótese?

Os implantes são apenas as peças que farão o papel da raiz do dente perdido. Elas são feitas de titânio e são adquiridas de empresas certificadas pela ANVISA, e já vem esterilizados em embalagens fechadas, com todos os certificados de qualidade e rastreabilidade.

A prótese é a parte que substituirá a coroa do dente perdido e ela pode ser colocada imediatamente (durante o procedimento hospitalar) ou após alguns dias.. Essa decisão dependerá da situação óssea específica de cada paciente.

implantes zigomáticos

 

7) Em que casos não se pode usar este tipo de tratamento?

É importante ressaltar que os implantes são indicados para substituir dentes perdidos ou, eventualmente, que não se formaram. Assim, em todas as idades pode haver indicação para instalação de implantes. Entretanto, a recomendação mais conservadora sugere que os implantes sejam instalados somente após o término do crescimento corporal, ou seja, a partir do final da adolescência.

Quanto às demais idades, toda pessoa tem condições de receber tratamento com implantes, incluindo-se nessa categoria os mais idosos. Condições locais, situações sistêmicas, hábitos comportamentais, etc serão importantes na tomada de decisão, mas sabe-se que a idade avançada não é um fator limitador da colocação de implantes. O especialista fará uma avaliação personalizada e analisará, com o apoio de exames médicos, as particularidades de cada caso.

 

8) Os dentes da prótese ficam fixos na boca ou é preciso tirar para escovar e fazer higiene?

As próteses ficam fixas. Apenas o profissional poderá fazer a remoção, que é realizada para a manutenção ou ajustes (se necessários). Os clientes são orientados fazer a higiene com escovas dentais especiais, fio dental, bochechos adicionais e aparelhos auxiliares, como aqueles que produzem jatos de água.

implante dentário

9) Quais são as fases do tratamento?

Avaliação inicial

O momento ideal para o paciente e o profissional conversarem sobre a saúde bucal, expectativas em relação ao tratamento e limitações existentes, além de solicitar exames como radiografias e tomografias.

Consultas de planejamento (cerca de 2 visitas)

É realizado o diagnóstico, plano de tratamento, moldagens preliminares e fotografias. Além disso, são tiradas as provas e medidas para serem realizadas guias cirúrgicas. Será feita também a prova estética e funcional da prótese e, se for tudo aprovado, o cliente será encaminhado para a entrevista como o anestesiologista para avaliação pré-cirúrgica.

Cirurgia

O procedimento será realizado no ambiente hospitalar.

Consultas pós-cirúrgicas

Devem ser realizadas para acompanhamento da recuperação do paciente e remoção dos pontos (cerca de 3 semanas depois da cirurgia). É recomendado que o paciente faça um acompanhamento específico com o dentista durante o período de reabilitação (cerca de 3 meses após a cirurgia) e, então, retorne a cada seis meses para realizar manutenções preventivas e garantir a durabilidade da prótese.

 

10) Quanto tempo duram os implantes zigomáticos?

Todas as técnicas odontológicas, sejam cirúrgicas ou protéticas, têm um prazo de validade. Atualmente cerca de 90% dos implantes instalados em condições adequadas apresentam-se na boca entre 10 e 15 anos após sua colocação. As manutenções preventivas e visitas regulares ao dentista tendem a favorecer a longevidade dos implantes.

Por ser uma técnica moderna e envolver um procedimento cirúrgico, a escolha do profissional fará uma diferença substancial na confiabilidade e durabilidade dos implantes. É preciso realizar os implantes zigomáticos com um implantodontista que tenha a experiência e a qualificação necessária. Além disso, o especialista poderá te passar uma maior tranquilidade durante o tratamento e garantir que ele será feito de acordo com as recomendações internacionais de segurança médica e ortodôntica.

Aqui na Odontoquality, temos uma equipe especializada em implantes zigomáticos. Que tal fazer uma avaliação inicial e conversar pessoalmente com o Dr. Ilton Mafra ou com o Dr. Emerson sobre os seus dentes? Você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Marque uma consulta para uma avaliação com nossos especialistas

 

Conheça os nossos especialistas