Você já parou para notar como os dentes de atores e celebridades da televisão são brancos, alinhados e perfeitos? Isso não é por acaso!

Quem não quer um sorriso iluminado, não é mesmo?

Nos últimos anos, muitas estrelas têm recorrido a tratamentos estéticos da Odontologia para deixar os seus dentes mais harmonizados com o rosto e corrigir eventuais falhas no alinhamento.

As lentes de contato dentais têm sido o tratamento escolhido: é uma solução indolor que não desgasta os dentes ou compromete a sua estrutura. Neste post, vamos explicar como ele funciona e quem pode utilizá-lo. Boa leitura!

 

lentes de contato dentais

 

Quais fatores prejudicam o sorriso?

As lentes de contato dental são muito utilizadas para rejuvenescer e iluminar o sorriso. Por isso, é importante conhecer os sinais mais comuns de envelhecimento dos dentes. São eles:

  • Dentes amarelados ou escurecidos;
  • Retração gengival;
  • Desgastes dentais;
  • Dentes lascados;
  • Dentes curtos, que não aparecem ao sorrir;
  • Trincas no esmalte;
  • Dentes mal posicionados;
  • Dentes desalinhados;
  • Dentes com restaurações escuras;
  • Perda de dentes.

 

O que são lentes de contato dentais?

lentes de contato dentaisElas são um tratamento relativamente novo na Odontologia: são lâminas extremamente finas, de 0,2 a 1,2 mm de espessura, feitas de porcelana. Elas são colocadas na superfície do dente para corrigir desalinhamentos, pequenas falhas e permitir que eles tenham um tom mais branco. O nome é uma referência às lentes usadas nos olhos.

Conheça a história da Dani Garlet com o tratamento de lentes de contato dentais:

 

Em que casos as lentes de contato dentais podem ser usadas?

Este tratamento possibilita a realização de correções estéticas com um desgaste dentário mínimo (ou inexistente). Essa é uma das principais vantagens, já que evita que a estrutura original do dente seja prejudicada. Conheça algumas das principais indicações:

 

Alinhamento dos dentes e criação de uma nova simetria no rosto

A técnica é capaz de fazer pequenos realinhamentos dentais e também criar nova simetria e harmonia entre o conjunto dentes + gengiva + lábios. Assim, estes podem ser alinhados para que exista a construção das proporções e medidas que nos trazem a impressão da beleza de uma face.

 

Rejuvenescimento do rosto e do sorriso

Elas podem corrigir imperfeições na forma dos dentes e também esconder pequenas fraturas ou espaços. Além disso, elas disfarçam as manchas e descolorações – um dos principais sinais do envelhecimento do sorriso.

 

Clareamento do sorriso

É possível clarear o sorriso escurecido pelo tempo e com muitas restaurações quando elas são utilizadas em todos os dentes. O tom de branco pode ser escolhido no consultório, após a realização de uma avaliação inicial com o dentista que será responsável pelo tratamento.

 

Correção do sorriso gengival

O sorriso gengival acontece quando as pessoas sorriem e mostram muito a gengiva. Nesse caso, as lentes de contato dentais também podem ser usadas para solucionar o problema.

No entanto, antes é preciso fazer um procedimento cirúrgico simples: a plástica gengival, também chamada de gengivoplastia. Assim, é possível ter uma exposição maior das coroas que estão escondidas debaixo desta gengiva, valorizando os dentes e iluminando o sorriso.

 

Porque as lentes de contato dentais viraram moda recentemente?

Antes das lentes, era muito comum serem utilizadas as coroas e as facetas para o rejuvenescimento do sorriso e correção de falhas. No entanto, estes tratamentos precisavam de um desgaste dos dentes, retirando o esmalte natural deles. Por isso, muitos dentistas evitavam realizar o tratamento.

No entanto, com o uso das lentes, a Odontologia consegue proporcionar um tratamento minimamente invasivo, ou seja, a maior vantagem dele é a preservação das partes naturais dos dentes do paciente.

Engana-se quem pensa que as lentes de contato dentais são apenas para pessoas jovens: os adultos também estão adotando o tratamento para rejuvenescer o sorriso. Um exemplo é a Dona Arlete, paciente do Dr. Dax que conta que se sente com alguns anos a menos depois que fez as lentes:

Como são feitas as lâminas de porcelana?

As lentes de contato são confeccionadas em laboratório a partir de um modelo obtido em consultório pelo dentista. Por isso, são feitos estudos provisórios para que o cliente consiga visualizar e compreender o resultado final.

Para o tratamento, é muito importante escolher um dentista de confiança, que seja especializado em estética dental e que tenha realizado treinamentos para a implementação das lentes. Assim, você terá a garantia de que está realizando o procedimento com um profissional habilitado e poderá ter a garantia de que os resultados desejados serão obtidos da melhor forma possível.

 

Minha higiene bucal vai mudar com as lentes de contato dentais?

Não há uma alteração significativa nos hábitos de higienização. A pessoa deverá usar a escova de dente e o fio dental normalmente, além de ir ao dentista a cada seis meses para fazer a avaliação periódica. Nenhum tipo de alimento é proibido ao cliente que usa lentes de contato dentais, mas deve-se cuidar com alimentos muito duros como coco in-natura, amêndoas e sementes duras.

Hábitos incomuns também devem ser evitados: roer unha, ponta de caneta e quebrar gelo são atitudes capazes de quebrar os dentes naturais de qualquer um e, da mesma forma, prejudicar as lentes!

 

lentes de contato dentaisQuanto tempo duram as lentes de contato dentais?

A durabilidade é estimada em até 10 anos após aplicação, desde que os paciente siga todos os cuidados após o tratamento, tais como visitar periodicamente o dentista para realizar a limpeza e a manutenção das lentes.

Por isso, é recomendável que seja realizada uma avaliação inicial com o dentista especialista em Odontologia Estética. Ele poderá tirar todas as suas dúvidas sobre as lentes de contato dentais e te dar orientações específicas sobre os cuidados necessários após o tratamento.

A Odontoquality tem uma equipe especializada no tratamento com lentes de contato dentais! Clique no botão abaixo para agendar a sua avaliação inicial:

Marque uma consulta para uma avaliação com nossos especialistas