Dentes brancos são o sonho de muita gente. Mas engana-se quem pensa que isso é privilégio apenas de atrizes de Hollywood. Com os avanços da odontologia, hoje se pode, em poucas sessões e de forma menos invasiva, sair do consultório com um novo sorriso.

É o caso das lâminas de contato aplicadas aos dentes, que também são popularmente conhecidas como “tratamento em cerâmica”.

 

O que são as lentes de contato?

A aplicação das lentes de contato é um dos tratamentos mais eficientes na odontologia estética atualmente. A cerâmica é capaz de reconstruir arcadas inteiras que estão com uma situação comprometida.


Elas possibilitam um tratamento altamente estético e minimamente invasivo, com mínimo desgaste ou em determinadas situações, nenhum desgaste dentário. As lentes de contato são normalmente indicadas por razões estéticas.
Trata-se de lâminas ultra finas feitas com material vítreo, que permite um melhor aperfeiçoamento se comparadas à resina composta. As lâminas são feitas em laboratório a partir de um modelo retirado pelo dentista em consultório e, depois disso, aplicadas ao dente com falhas estéticas.

Para quem elas são indicadas?

  • As lâminas podem corrigir diversos problemas estéticos que tanto incomodam o paciente:
  • Dentes com pequenos desalinhamentos.
  • Sorriso escurecido pelo tempo ou pelo uso de cigarro, medicamentos ou alimentos corantes.
  • Espaço entre os dentes (diastema).
  • Desgaste provocado pelo ranger dos dentes durante o sono (bruxismo).
  • Excesso de restaurações (resinas antigas).
  • Lábio superior baixo (dentes não aparecem no sorriso).

 

Os

Quer ter um sorriso de celebridade?
Conheça as lentes de contato dentais!

Baixar agora

 

Como é feito o tratamento?

Isso vai depender qual é o seu caso. Em todos os casos, primeiro, é preciso erradicar toda a placa bacteriana que pode causar alguma cárie ou infecção na gengiva. A lâmina de porcelana ultra fina (com espessuras que variam de 0,2mm a 1,2mm) é fixada sobre a superfície para recobrir dentes amarelados, com manchas, envelhecidos ou levemente desalinhados. Para sorrisos gengivais – pessoas que quando sorriem mostram muito a gengiva – as lâminas também resolvem o problema. Antes, é preciso fazer um pequeno procedimento, uma plástica gengival, para que haja uma exposição maior das coroas que estão escondidas debaixo desta gengiva, valorizando assim os dentes.

 

Quanto tempo dura o tratamento?

A vantagem do tratamento é a maior preservação das estruturas naturais dos dentes do paciente e a durabilidade, estimada em até 10 anos após aplicação.

A durabilidade das lentes de contato de porcelana já foi demonstrada por pesquisas. Um estudo foi feito com um grupo de dois mil pacientes que aderiram à técnica. Depois de 15 anos, 93% dos entrevistados estavam com os dentes perfeitos.

 

E para manter?


Não há mistérios na manutenção de dentes com lentes de contato. Seguindo os procedimentos de higiene bucal, como escovar os dentes e passar o fio dental normalmente, além de realizar uma visita periódica ao dentista, nada mais é preciso fazer. Também não há restrição de alimentos aos pacientes com lâminas.
As lentes também não escondem problemas dentários que possam aparecer no dente. Isso porque elas são coladas apenas na parte frontal, sendo que problemas como cáries poderão ser tratados sem danificar as lentes.

 

Conheça o especialista


Na Odontoquality, o tratamento de Lentes Dentais é realizado pelo Dr. Dax, que atua na área da Odontológia Estética.

  • Graduado em Odontologia pela Universidade Católica do Paraná PU/ Paraná em 1998.
  • Especialista em Dentística Restauradora pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC/ SC 2002.
  • Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC/ SC 2005.
  • Especialista em Prótese Dentária pela Universidade
  • Camilo Castelo Branco UNICASTELO/ SP 2009.
  • Atuou como Professor na UNOESC em Joaçaba, até 2009.
  • Artigos na Acta Odontologica da Escandinavia e JADA (Jornal da Associação Americana de Odontologia).
  • Credenciamento para Lentes Dentais na Odontologia.

 

Clique aqui e marque a sua avaliação inicial