Você notou novas manchas amarelas ou acastanhadas surgindo nos seus dentes? Tais descolorações no esmalte, dependendo do estado e dimensão das manchas, não são exatamente graves. Normalmente elas aparecem na junção entre dois dentes ou no limite da gengiva. Mas por que elas aparecem?

As manchas aparecem porque…


Na maioria dos casos, são provenientes do consumo constante de alimentos com pigmentos fortes, como o café e o vinho, assim como o cigarro, junto à falta de higiene adequada e limpeza periódica em consultório.

Também podem ser causadas pela atividade da placa bacteriana antiga que, ao longo dos anos, foi “corroendo o esmalte” dos dentes.

Na maturidade, também ocorrem pela diminuição na produção de saliva e da absorção de cálcio, tornando mais difícil a remineralização dentária e, consequentemente, facilitando a ação das bactérias e “amarelando” os dentes.

Se não tratadas, ou seja, se não for realizada uma profilaxia (limpeza) com raspagem desses resíduos, possivelmente a destruição do esmalte levará a infecções mais graves, como cáries, gengivite (inflamação na gengiva) e periodontite (inflamação nos ossos de sustentação dos dentes), o que, no médio e longo prazo, leva à perda dos dentes.

O primeiro passo é que haja regularidade nas visitas ao dentista para a limpeza (recomendado a cada 6 meses), para que haja menos chance das manchas aparecerem. Escovar os dentes 3 vezes ao dia e passar o fio dental após as refeições também é essencial. Mas…

 

Se a profilaxia não adiantar…

Como dissemos, especialmente em adultos, às vezes as manchas são provenientes de desgastes no esmalte pela ação de placa bacteriana ao longo da vida.

Um segundo passo para se livrar das manchas amareladas é realizar um clareamento dentário.


Clareamento: antes e depois

O clareamento é um dos tratamentos estéticos mais procurados em todas as clínicas. É um procedimento conservador, que menos afeta o formato ou composição do dente. É indicado para pacientes que tenham a forma perfeita e os dentes conservados, com poucas restaurações e tratamentos de canal.

A única restrição é com dentes que já foram restaurados com resina. O clareamento vai ser efetivo somente para os dentes e é possível que resulte em um dente bicolor. Para esses casos, existe a…

 

Aplicação de restaurações de resina ou cerâmica (em lâminas ultrafinas, chamadas lentes de contato)

Aplicação em resina em paciente Odontoquality.

O tratamento em resina composta é um dos mais simples e eficientes. Indicado para pequenas restaurações, como por exemplo, dentes quebrados, lascados ou até mesmo obturações, este tratamento funciona como uma maquiagem na superfície. Sua durabilidade é, em média, de 5 anos. Já as…

 

As tão faladas lâminas ou lentes de contato…

As lâminas feitas em cerâmica são recomendadas tanto para quem quer corrigir a forma, angulação e preencher lacunas entre os dentes, quanto quem deseja um sorriso radiante. O dentista irá desenvolver  em laboratório uma nova forma para os dentes que você deseja modificar. Após vários testes, as lâminas são aplicadas. A cerâmica tem uma longa duração comparado a qualquer tratamento estético. É preciso pouca manutenção para seu sorriso se manter branco, nesse caso.


Lâminas de cerâmica que foram aplicadas na arcada do paciente da Odontoquality.

 

Dicas:

  • Evite o cigarro. Ele é o maior causador de dentes amarelos.
  • Procure intercalar taças de vinho com copos de água com gás. A água ajuda a dissolver o pigmento.
  • Escove os dentes e passe o fio dental após cada refeição.
  • Vá ao dentista, ao menos, de 6 em 6 meses.

 

Clique aqui para marcar uma avaliação inicial com os especialistas da Odontoquality