Manter um sorriso saudável e branco depende de bons hábitos, praticados todos os dias. Mas alguns produtos podem contribuir e até acelerar o tratamento contra placas bacterianas e gengivite, a famosa inflamação que deixa a gengiva inchada. Abra espaço na sua prateleira do banheiro para alguns itens entrarem:

 

1 – Fio dental extra fino

Fio dental pode ser tratamento da gengivite

Apesar de esquecido, esse é o ítem mais importante da higiene bucal, pois retira a placa dos lugares mais difíceis, para não dizer impossíveis, aqueles onde as cerdas da escova de dentes não conseguem chegar.

Para quem tem uma sensibilidade na gengiva e acaba se incomodando ao passar o fio, existem opções de fios dentais extra finos que conseguem penetrar no limite dos dentes e fazer uma limpeza completa sem machucar. Normalmente, a leve dor e algum sangramento ocorrem quando não se tem o hábito de passá-lo e ali se encontra uma leve gengivite.

É bom lembrar que sentir a gengiva sensível demais por um período longo pode ser sinal de gengivite mais grave. Em qualquer um dos casos, mas em especial nesse, procure um dentista para limpeza profunda em consultório e para tratar a inflamação corretamente.

 

2 – Enxaguante bucal

Enxaguante bucal no tratamento da gengivite

Não mata totalmente os germes causadores da placa bacteriana, mas ajuda muito nesse processo. O enxaguante com flúor amolece a placa, o que facilita o trabalho da escova de dentes. Também é um ótimo produto que ajuda a manter um bom hálito. Além disso, sempre é bom deixar disponível para quando você for receber convidados em casa, que podem precisar em casos de emergência.

 

3 – Escova de dente elétrica

Escova de dente elétrica ajuda na limpeza bucal

Existem diferenças entre alguns modelos de escovas e algumas dicas podem melhorar a sua escovação. O tipo mais recomendado é aquela com cerdas polidas de náilon e ponta arredondada. Escova com pontas duras são muito abrasivas e, além de desgastar demais o esmalte dentário, pode machucar a mucosa e a gengiva. Ah, e lembre de trocá-la de 3 em 3 meses para que ela continue eficaz.

As escovas elétricas não são nem mais, nem menos eficazes do que as tradicionais. No entanto, as pessoas tendem a ficar mais tempo e com mais frequência escovando os dentes com a elétrica. Pode ser uma boa ideia, não? A duração ideal da escovação é de 2 minutos. Uma dica é levar o relógio pro banheiro.

 

4 – Escova interdental

Para quem usa aparelho ou tem dificuldade de chegar nos dentes mais ao fundo, esse é um excelente ítem para estar na prateleira do seu banheiro. Por serem fininhas, elas também conseguem retirar muito bem a placa bacteriana que fica entre o dente e a gengiva e também entre os dentes.

 

5 – Limpador de língua

Limpador de língua tratamento placa bacteriana

Você sabia que a placa bacteriana também se acumula na língua? E que isso provoca mau hálito? Por isso, a escovação também deve ser feita nela. Mas para quem a língua saburrosa, ou seja, muito acúmulo de placa amarelada na superfície do músculo, ou quem tem pouca produção de saliva, o ideal é comprar um limpador de língua. O aparelho é super simples e vai raspar toda a sujeira pra fora da língua.

 

6 – Pasta de dente para ajudar a diminuir a inflamação da gengiva

Pastas de dente para diminuir o sangramento gengiva

Para os casos de gengiva sensível ou inflamada, algumas pastas de dente podem ajudar no tratamento e diminuir o sangramento. Elas contém substâncias antimicrobianas que aceleram processo de redução da gengivite. É importante intercalar a escovação com a outra pasta de dente do dia a dia, pois as para tratar a gengivite normalmente não contém flúor.

 

7 – Para conservar a prótese total (dentadura)

É preciso ter uma higiene dobrada no caso das próteses móveis, em especial, quando o portador é um idoso. Isso porque a sua produção de saliva é menor e pode levar a fungos na boca (candidose).

As dentaduras podem ser higienizadas manualmente com escovas especialmente projetadas, com dois comprimentos de cerda, e pasta de dentes, sempre após as refeições. Complete a higiene com uma limpeza química com produtos efervescentes específico.

Uma dica é colocar uma toalha dentro da pia antes de manusear a prótese para que não caia e se quebre. Também é recomendado deixar a prótese em um copo com água e bicarbonato durante a noite.

 

Dicas:

  • Gargarejo com água e sal para garanta e gengiva: além de retirar o excesso de muco da garganta, ajuda a desinchar a gengiva nos casos de gengivite.
  • Escovar os dentes 2 vezes ao dia, no mínimo, para evitar a formação de placa que pode se calcificar e formar o tártaro. O tártaro tem mais resistência para soltar e amarela os dentes.
  • Passar o fio dental antes de dormir deve ser um hábito!
  • Evitar os doces pegajosos e comida com muito amido antes de ir dormir: a higiene pode não dar conta!
  • A maçã é um alimento adstringente, ou seja, ajuda na eliminação da placa bacteriana. Invista nela.