Você já percebeu como os esportes podem transformar o nosso bem estar?

A preocupação com a saúde e as recomendações para a prática de atividades físicas como um hábito são alguns dos motivos pelos quais a prática de esportes é a cada dia mais comum no Brasil.

Como consequência, há um aumento na qualidade de vida e na disposição diária de quem realiza algum tipo de exercício!

 

Por isso, houve um crescimento das lesões relacionadas com a prática desportiva. Nesse contexto, as lesões orais e dentárias apresentam-se de forma mais significativa: a face é a região mais atingida nas modalidades de contato ou impacto. As lesões mais comuns são conhecidas como fraturas e avulsão dentárias.

As modalidades que mais expõem os praticantes a traumas dentários são:

• esportes radicais: skate, ciclismo, mountain bike, motocross, patinação;
• artes marciais: muay-thai, jiu-jitsu, judô, boxe, karatê, taekwondo, kung-fu;
• esportes de quadra: futebol, basquete, handebol, rugby, futebol americano.

 

Como evitar as lesões e fraturas nos dentes durante a prática do esporte?

Uma das formas de evitar ou reduzir a gravidade das lesões de quem pratica os esportes, seja em nível recreativo ou competitivo, é usar o protetor bucal. O Protetor Bucal Esportivo é um dispositivo intraoral que, quando utilizado corretamente durante prática esportiva, protege lábios e dentes e reduz a possibilidade de lesões tanto na cabeça quanto no pescoço.

O seu mecanismo de ação principal é o amortecimento, distribuindo as forças durante o impacto, prevenindo as lesões e evitando o impacto entre os dentes das arcadas dentárias superior e inferior. Por isso, o protetor é indicado para todas as idades, gêneros e nível de habilidade na prática esportiva.


protetor bucal esportivo  protetor bucal esportivo
 

Quais tipos de protetores existem?

Existem, basicamente, três tipos de protetores bucais:

I) universais: vendidos em lojas esportivas, tem tamanho padrão geralmente confeccionados em borracha ou plástico, são duros e muito volumosos, desconfortáveis e só ficam retidos aos dentes quando o arco está ocluído. Além disso, eles interferem na fala e na respiração, atrapalhando o desempenho do atleta na prática do esporte.

II) pré-fabricados: também encontrados em lojas esportivas, conhecidos como ferve-molde, são confeccionados de material termoplástico para que possa ser plastificado e moldado diretamente em boca. Por isso, sofrem distorções, apresentando pouca retenção e conforto para quem os usa.

III) personalizados: são confeccionados pelo cirurgião-dentista após a obtenção de um modelo da maxila do paciente, feitos de placas termoplastificadas (EVA) e multilaminados (de 2 a 4 camadas). Eles são protetores com uma adaptação perfeita e muito conforto para os atletas, com o máximo de proteção contra os impactos. É o dispositivo mais seguro, mais retentivo, mais confortável, sendo mínimas as alterações de fala e não atrapalham na respiração.

 

Como funciona a confecção do protetor bucal esportivo?

A confecção de um protetor bucal esportivo personalizado, para o paciente, é simples e rápida. Quando o paciente está com a saúde oral em dia, são necessárias apenas duas consultas: uma para moldagem e outra para a entrega e para que o dentista possa dar orientações em relação ao uso.

protetor bucal esportivoO uso dos protetores bucais ainda hoje não tem uma grande aceitação pelos atletas já que muitos deles, por optarem pelos protetores universais e pré-fabricados (menor custo), não conseguem se adaptar. Eles relatam dificuldades de respiração, fala e muitas vezes a falta de conforto com o protetor na boca. No entanto, todos esses problemas são resolvidos pelo protetor personalizado com o molde feito em um consultório odontológico.

No Brasil, somente o boxe possui regras rígidas de proteção intraoral. No entanto, os protetores utilizados nem sempre possuem uma boa qualidade ou dão a segurança e o conforto necessários para o bom desempenho do atleta.

Em contrapartida, nos EUA, vê-se a obrigatoriedade do uso de protetores desde 1950 em escolas e universidades, para diversas modalidades esportivas, devido à campanha de conscientização de profissionais do esporte, da saúde e da educação.

 

Proteja-se corretamente

O Dr. André Pereira (CRO 10913) realiza a confecção de protetores bucais esportivos personalizados aqui na Odontoquality. Cirurgião-Dentista pela PUC-PR e especialista em Implantodontia (Unicamp) e Periodontia (ABCD), realizou também imersão em Protetor Bucal Esportivo pela NAEO.

Com um protetor personalizado, você poderá ter a confiança de realizar uma atividade esportiva sem riscos para a sua saúde bucal. Quer saber + sobre o assunto? Agende uma avaliação inicial aqui na clínica!

 

Marque uma consulta para uma avaliação com o Dr. André