A conquista de um sorriso perfeito saudável é um resultado de cuidados diários, desde a primeira infância. Assim como a pele e outros órgãos, a saúde bucal passa por fases que demandam diferentes atenções. Por isso, é sempre importante ficar atento aos aspectos mais importantes de cada uma e evitar problemas bucais graves.

O Dr. Emerson Erosarte Olsson, coordenador das áreas de Próteses e Odontologia Estética, explica quais são as transformações que a boca sofre ao longo da vida e quais os cuidados que você deve ter em cada fase da vida:

 

Adolescente Dentista Florianópolis Do nascimento aos 07 anos – Observar e educar

Nesta etapa, os pais devem acompanhar o nascimento dos dentes e ensinar a manter os hábitos de escovação e higiene, além de controlar o uso do açúcar.

 

Dos 07 aos 18 anos – Educas e acompanhar a simetria e as medidas da face durante o crescimento 

Aqui o lema é continuar a educação para os hábitos saudáveis e acompanhar o crescimento, pois é nesta fase que ocorrem os estirões de crescimento, que podem prejudicar a beleza e harmonia do rosto. Nestes casos, os aparelhos ortodônticos serão o maior recurso para reverter o quadro e manter a simetria da face.

 

Dos 18 aos 30 anos –  Prevenir é o lema 

Sorriso mulher jovem Dentista FlorianópolisSe você se cuidou corretamente durante sua infância, adolescência e início da idade adulta, excelente! É só continuar a manter os cuidados. Mas, se você não era muito amigo da escova e do dentista, é nessa época em que começam aparecer os desgastes, manchas e escurecimento nos seus dentes, além de inflamações na gengiva.

 

Dos 30 aos 50 anos  – Foco na gengiva e no rejuvenescimento do sorriso

Aqui aparecem as doenças periodontais, que precisam ser tratadas com muita seriedade, pois que podem levar a problemas mais graves como lesões, fraturas e até perda de dentes. Nessa fase os pacientes procuram por tratamentos da odontologia estética, que podem rejuvenescer em alguns anos um sorriso que está manchado ou escurecido pelo passar do tempo.

 

A partir dos 50 anos – Terceira dentição com o uso de próteses sobre implantes 

Normalmente a partir dos 50 a 60 anos começam a ocorrer as perdas de dentes e também a perda de tônus muscular, evidenciando e aumentando ainda mais o processo de envelhecimento. Aqui é importante repor dentes perdidos e ter muita atenção com a saúde da gengiva.

 

Depois dos 70 anos – Implantes zigomáticos e tratamentos para aumentar a longevidade

Segundo estudos recentes da OMS – Organização Mundial de Saúde, em breve, poderemos chegar próximo aos 100 anos de idade. A Odontologia já acompanha esta tendência, pois desenvolveu implantes especiais para esta fase da vida, onde os implantes convencionais apresentam riscos, devido às perdas ósseas que ocorrem.

 

Guia

Até quando você vai sofrer com a falta de dentes?
Tire as suas dúvidas sobre os implantes dentários!

Baixar agora

 

Conheça o Dr. Emerson Erosarte

Apaixonado pela Odontologia e pela Família. Dr. Emerson Erosarte Olsson - CRO 5162

Natural de Lages, e assim como a história de muitos brasileiros, Dr. Emerson nasceu em uma família simples e teve como principal objetivo de vida estudar e dedicar-se ao máximo para alcançar o ingresso para faculdade tão sonhada: a Odontologia. É uma pessoa tranquila, apaixonada pela odontologia, por esportes, praia, música e, principalmente, pela família, que aumentou com a vinda do pequeno Lucca, agora com 2 anos e que virou o centro de tudo.

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1997, atua há mais de 15 anos na área odontológica. Especialista em Prótese Dentária e em Implantodontia.

 

Como o Dr. Emerson define a si mesmo?

“Sou uma pessoa que procura integrar trabalho, saúde e família na busca incessante do bem-estar e da harmonia, batendo de frente com as adversidades do dia a dia. Um marido dedicado e um pai maravilhado com a maior dádiva  que é ter um filho. Busco dar o exemplo e desde tão cedo passar a ele o que há de melhor na educação para torná-lo um grande homem no futuro.”

 

Clique aqui para marcar a sua avaliação inicial com o Dr. Emerson