Você já percebeu seu marido, esposa ou filho fazendo barulhos estranhos com a boca quando estão dormindo? Pois é, eles podem estar sofrendo com bruxismo, que é o ato de ranger os dentes uns contra os outros, causando desconforto a quem emite e quem ouve o som.

Segundo o Conselho Federal de Odontologia, cerca de 7,3% da população mundial sofre com esse problema, que pode atingir crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, embora seja um problema comum nos pequenos.

Quais são as possíveis causas para o bruxismo?

 

O que é o bruxismo e como tratar em FlorianópolisO bruxismo normalmente está ligado a fatores psicológicos, embora os médicos ainda não possam dizer a verdadeira razão para o distúrbio acontecer. Tensão, sentimento de raiva, frustração ou medo, estresse e ansiedade podem desencadear esse problema e você nem imagina. É muito comum atingir pessoas que estão passando por fases complicadas, como conflitos conjugais, problemas com dinheiro, baixo rendimento escolar ou no trabalho.

Mas o ato de ranger os dentes também pode surgir de um problema fisiológico bucal, como as mordidas desalinhadas, dentes lascados ou mal encaixados.

Como descobrir se estou com bruxismo?

 

Dor de cabeça bruxismoAlguns sintomas físicos são muito comuns em quem sofre com o bruxismo. São eles:

– Zumbidos ou estalos constantes nos ouvidos;

– Dor nos maxilares, na nuca, que podem se estender aos ombros e costas;

– Dificuldade em abrir a boca, mastigar, bocejar ou beijar;

– Dores de cabeça.

A melhor maneira de descobrir de fato se está com bruxismo é pedir para alguém observá-lo dormindo, especialmente à noite. Alguns pacientes relatam acordar com os próprios rangidos de dentes, porém, há muitos que não se dão conta e convivem com esse problema há anos sem saber.

 

Consequências aos dentes:

Sintomas do bruxismo dentesSe não tratado, o bruxismo pode levar a sérias consequências nos dentes. Além de desgastar o esmalte natural dentário, pode causar uma grande sensibilidade na boca, amolecer os dentes e, em casos mais graves, quebrar restaurações e partes dos dentes.

Na gengiva, pode provocar danos ao tecido e sangramento. O rosto pode ficar adormecido, pois os músculos podem estar muito cansados para realizar qualquer movimento.

Tratamento:

O sucesso do tratamento depende intimamente da resolução dos problemas emocionais que desencadeiam o distúrbio. Se você desconfia sofrer de bruxismo, o ideal é procurar, em conjunto a um dentista, um médico ou psicólogo para encontrar a fonte do problema.

Quais são as soluções para evitar o dano aos dentes?

Para evitar qualquer desgaste nos dentes, existe uma placa feita em silicone que você deverá usar durante o sono, semelhante a um aparelho móvel. O dentista deve recomendar a você, junto a alguns exercícios para trabalhar os músculos do maxilar. A combinação desses dois deve diminuir muito a tensão que você emprega entre um dente e outro.

Solução para o bruxismo nos dentes

– Para os dentes já danificados, lascados e com o esmalte desgastado existe uma série de tratamentos para recuperá-los, como a reconstituição de uma parte do dente através de próteses ou restaurações.

– Se o desgaste for superficial, uma lâmina de cerâmica – as famosas lentes de contatos dentárias – poderá ser aplicada em cima do dente, recuperando a estética e evitando problemas mais graves.

– Caso a raíz do problema seja a mordida cruzada ou desalinhamento nos dentes, possivelmente a solução para esse tipo de bruxismo estará em um tratamento ortodôntico.

– Se o caso atingir a gengiva, é preciso avaliar junto a exames clínicos qual é o nível de comprometimento da sua saúde bucal.

– Portanto, procure um dentista para avaliar o seu problema!

Lidando com o bruxismo:

 

Relaxar cura para o bruxismo dentesAlguns hábitos podem contribuir com uma melhor qualidade de vida, diminuindo assim a incidência do bruxismo:

– A prática de exercícios de relaxamento, como a yoga, a meditação podem ajudar;

– Criar um ritual para dormir pode contribuir nesse processo;

– Trocar a televisão ou computador por algum livro pode ser um bom começo para que sua mente vá desligando do mundo até dormir, sem muitos estímulos;

– Evitar ingerir bebidas com cafeína no período da noite.

 

Marque uma consulta com um de nossos dentistas e evite problemas mais graves ainda!

Tags: