Acordar, escovar os dentes, tomar café, entrar no carro, trabalhar no escritório, ir à academia e voltar pra casa. Nos finais de semana, um passeio no shopping e uma ida ao cinema. Nada dessa rotina estaria errada a não ser por um motivo: nenhuma dessas atividades proporciona exposição solar o suficiente para o organismo. Tirando a temporada de verão em que algumas pessoas vão à praia, a época de outono-inverno as camadas de roupa são um empecilho para que os fracos raios solares atinjam a pele.

 

Mas pegar sol faz bem?

Faz, e muita gente pensa o contrário! O corpo passa a produzir vitamina D em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.

 

E, afinal, qual é a importância dela para a saúde?

 

Mulher ao sol vitamina D saúdeNíveis saudáveis de vitamina D evitam uma série de doenças, como a depressão, esquizofrenia, osteoporose, diabetes, obesidade e até câncer de próstata, de mamas e de ovário. No caso da osteoporose, a absorção de cálcio feita pelo intestino só é possível se há vitamina D o suficiente circulando no organismo.

Durante a infância, a falta dessa vitamina pode levar ao raquitismo, quando não há calcificação suficiente nos ossos.

A depressão de inverno é muito comum em pessoas que moram em países de climas temperados e também de climas subtropicais com frios moderados a intensos, como o nosso. A causa disso é o desequilíbrio de melatonina, o hormônio “do sono” produzido normalmente durante a noite. Ao acordar, o corpo recebe os raios solares e o hormônio se transforma em serotonina, que traz energia e vitalidade. Se não há incidência solar suficiente sobre a pele, é gerado um desequilíbrio e os sintomas de depressão começam a aparecer.

 

Vitamina D e a saúde bucal

Mulher sorrindo sol vitamina D

Estudos apontam que níveis regulares de vitamina D inibem o aparecimento e crescimento de câncer bucal. Além disso, por participar ativamente da absorção de cálcio, esta vitamina tem o papel de fortalecer os dentes e mineralizar o esmalte dentário.

Também estimulam os agentes antimicrobianos, que fortalecem o sistema imunológico, reduzindo o aparecimento de cáries e problemas gengivais.

 

Como adquiro vitamina D?

 

Sol vitamina D saúde bucal

Sol vitamina D saúde bucal

– A melhor e mais natural forma do seu corpo produzir vitamina D suficiente é através da exposição aos raios ultravioletas. Lembrando que tais raios não atravessam vidros, portanto, você deve obrigatoriamente expor a maior parte do corpo diretamente ao sol.

– Quanto mais afastado da linha do equador, mais sol você deve tomar por dia para gerar vitamina D.

– O tempo indicado para tomar sol é de ao menos 30 minutos ao dia. Escolha horários na faixa das 08h às 10h e das 16h em diante, em que o sol esteja menos forte, principlamente no verão. No inverno, arregace as mangas e as pernas da calça e banhe-se nos horários em que o sol está mais forte, em torno do meio-dia.

– Os protetores solares, mesmo os mais fracos, bloqueiam grande parte dos raios UV. Portanto, evite passá-los para realizar seu banho de sol, especialmente no inverno.

– Pratique esportes e vá viver ao ar livre!

– Nos finais de semana, que tal um passeio no parque com as crianças? Ou uma corrida com o (a) companheiro(a)? Procure aliar as atividades físicas a ambientes abertos e aproveitar para repor o seu estoque de vitamina D!

 

Fonte: Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes“, pelo Dr. Michael Holick