Você sabia que o sorriso é um dos principais fatores que afetam a autoestima das pessoas?

Ele é o nosso cartão de visitas! Por isso, é necessário cuidar dele para que a nossa saúde bucal esteja sempre em dia. Muitas pessoas sabem que é necessário levar as crianças para visitas frequentes ao dentista, mas se esquecem de que os adultos também precisam de um acompanhamento periódico.

Hoje, nós conversamos com a nossa equipe de especialistas – eles responderam as principais dúvidas sobre o check-up odontológico. Boa leitura!

 

 

1) O que é o check-up odontológico?

O check-up odontológico é uma visita realizada ao dentista com periodicidade para que ele faça uma avaliação e manutenção da sua saúde bucal. Em uma consulta de rotina, o especialista fará um exame dos dentes e das gengivas, procurando por sinais (sintomas) de enfermidades. Além disso, pode ser realizada uma limpeza especializada em consultório, com o objetivo de melhorar a prevenção contra enfermidades como cáries e tártaro.

 

2) Com que frequência eu devo ir ao dentista?

A frequência ideal irá variar de acordo com a situação da sua saúde bucal: se você realizou procedimentos complexos, como canais e implantes, deverá ir ao dentista em intervalos de tempo menores do que alguém que precisou de poucos tratamentos.

Em geral, é recomendado que os adultos realizem uma consulta de rotina a cada 6 meses, para realizar a limpeza e a prevenção. No entanto, é importante conversar pessoalmente com um dentista, para que ele faça uma avaliação da sua saúde bucal e lhe recomende a periodicidade necessária de cuidados especializados.

 

 

Agende o seu check-up odontológico em menos de 2 minutos

 

check-up odontológico

Equipe de especialistas em saúde bucal da Odontoquality

 

3) O que acontece em uma consulta de check-up?

Durante uma consulta de checkup, os profissionais:

  • Fazem um exame detalhado das gengivas;
  • Verificam a mobilidade dos dentes;
  • Examinam sua língua e sua forma de morder (oclusão);
  • Verificam a  existência de cáries e infiltrações nas restaurações;
  • Verificam se há dentes quebrados ou trincados;
  • Fazem o exame radiográfico;
  • Identificam a presença de placa bacteriana e tártaro;
  • Orientam sobre a correta higiene bucal;

 

Além disso, o check-up é a melhor maneira de prevenção. Algumas doenças bucais podem ser facilmente identificadas em uma análise clínica, por isso, as consultas de rotina permitem que o tratamento, caso exista algum problema, seja feito em estágios ainda iniciais. Isso facilita a cura das enfermidades e evita que elas se agravem, além de proporcionar menos desconforto para os pacientes.

 

4) Qual é a importância de cuidar das gengivas?

As gengivas são responsáveis pelo suporte dos dentes. No entanto, devido a hábitos de má escovação, elas estão sujeitas a infecções e inflamações causadas pela presença indesejada de bactérias.

Os sinais de uma doença como a gengivite, por exemplo, devem ser percebidos em estágios ainda iniciais, para que não evoluam para uma periodontite (quando há perda de tecido da gengiva devido à inflamação). Assim, o tratamento pode ser realizado mais facilmente, com uma recuperação muito mais rápida e confortável.

 

Confira o video no qual a Dra. Viviane Crestani explica como se prevenir contra a gengivite:

 

5) Como acontece a limpeza dos dentes no consultório?

As consultas ao dentista incluem a limpeza profissional dos dentes (que também é conhecida pelo termo “profilaxia”). Esse procedimento é realizado para remover a placa endurecida acima e abaixo das linhas da gengiva, além de retirar as manchas que estão afetando a superfície dos dentes.

A profilaxia é essencial para manter a saúde dos dentes em dia, evitar o desgaste clínico deles e se prevenir contra doenças bucais sérias, que podem causar muitas dores ao falar, sorrir e comer.   

 

6) O dentista vai pedir algum tipo de exame?

Em geral, o exame clínico é suficiente para detectar sinais de problemas bucais como a gengivite e o tártaro. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário o uso de radiografias para auxiliar no diagnóstico de problemas que não são completamente visíveis a olho nu.

A radiografia panorâmica, por exemplo, permite que o dentista veja uma imagem completa da arcada dentária superior e inferior, auxiliando na análise da estrutura atual dos dentes. Dependendo da idade do paciente, dos riscos de doença e dos sintomas apresentados, o dentista poderá sim recomendar que sejam feitos alguns exames para que haja um diagnóstico completo e adequado da saúde bucal.

 

check-up odontológico7) Como posso agendar o meu check-up odontológico?

O check-up odontológico na Odontoquality pode ser agendado diretamente pela internet em menos de 2 minutos (clique aqui para marcar a sua consulta)! Há mais de 16 anos, a rede de clínicas é referência em soluções completas para o sorriso e tem especialistas de diversas áreas para um atendimento completo. Se preferir, a consulta também pode ser agendada via Whatsapp, pelos seguintes telefones:

Florianópolis: (48) 98843 9208

Tijucas: (48) 98827 7771

 

 

Agende o seu check-up odontológico em menos de 2 minutos