Saúde Bucal 12 de abril de 2017

O picolé faz seus dentes doerem? Este é um sinal de sensibilidade nos dentes!

Entenda quais as principais causas da sensibilidade nos dentes e como você pode se prevenir contra ela

O picolé faz seus dentes doerem? Este é um sinal de sensibilidade nos dentes!

sensibilidade nos dentes

Está curtindo as férias na praia e na primeira mordida do sorvete os dentes doeram? Saiba que este pode ser um sinal de sensibilidade dental. Em geral, as dores são ocasionadas pela alta variação de temperatura dos alimentos e são mais comuns entre os adultos, mas podem ser tratadas e curadas com um tratamento odontológico.

A sensibilidade dentária é causada pela exposição dos tubos dentários, em decorrência de uma possível retração gengival – fator que deixa a raiz dos dentes vulnerável. Como não estão cobertos pelo esmalte, os milhares de canalículos que abrigam o feixe nervoso ficam expostos, e quando o calor ou o frio os afetam, os dentes doem.

Estima-se que um em cada quatro adultos possui dentes sensíveis, mas nem todo mundo procura tratamento para o problema. Geralmente, a sensibilidade dos dentes pode ser tratada e curada, portanto, em primeiro lugar, vá ao seu dentista para uma melhor avaliação. Ele poderá, também, indicar os produtos mais adequados para o tratamento paliativo, como flúor em gel ou enxagüante bucal com flúor.

Cremes dentais de baixa abrasividade, com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis, também são fundamentais para minimizar a sensação dolorosa, assim como o cuidado com a escovação para evitar que seus dentes se desgastem ainda mais. Ignorar o problema não o livrará dele e ainda pode acarretar outros prejuízos para a sua saúde bucal.